sábado, 14 de fevereiro de 2009

Interview - De Goiânia para a Bélgica


Quer saber um pouco mais sobre a vida na Bélgica? Então confira a entrevista com Alda Inácio, autora dos blogs A Vida na Bélgica e
Crítica e Denúncia.

- Há quanto tempo você está morando na Bélgica e como foi parar aí?
Alda - Estou em Bruxelas desde 1997, há 11 anos, na capital mesmo, pois é onde há mais possibilidade de trabalho. Eu vim parar aqui de maneira inusitada: era diretora de escola, mal paga, fui pedir meu divórcio no Forum de Goiânia e lá estava uma senhora que foi pedir a guarda de seu filho para levá-lo a Bélgica, onde ela morava. Neste dia tomei conhecimento de onde ficava a Bélgica e o que se fala e faz pra viver por lá. Curiosa, perguntei o máximo, só pra saber. Nem imaginava que 4 meses depois eu tomaria a decisão de deixar o Brasil em direção a este país.

- Qual foi e como você conseguiu seu primeiro emprego em Bruxelas? O que você faz agora?
Alda - Quando aqui cheguei não sabia nem dizer "bom dia" em francês, mas havia estudado 6 meses de espanhol e achei que esta segunda língua fosse suficiente....foi barra, fiquei um mês e meio sem trabalho e ia voltando, quando o destino bateu à minha porta. Uma brasileira da igreja ia partir para o Brasil e precisava de alguém para substituí-la, "garde malade" (acompanhante de idosos) e lá fui eu tomar conta da primeira senhorinha numa cadeira de rodas. Acabei por me especializar neste trabalho. Bem mais tarde, quando aprendi a língua francesa, comecei a fazer traduções e hoje ainda tomo conta de uma senhora, de onde tiro meu salário principal, e faço traduções.

- Por que a Bélgica? Muitos brasileiros sonham ir para a Europa, mas tenho a impressão que raramente para a Bélgica...
Alda - A Bélgica é equiparada a Londres, são os dois maiores polos de trabalho na Europa, e no meu caso aconteceu a história contada acima, mas aqui há mais de 45.000 brasileiros, coisa que pouca gente sabe. As razões disto? É fácil arrumar lugar pra morar, é farto de trabalho doméstico, casas muito fáceis de limpar, 80% da população é idosa, por isso quem gosta de cuidar de idosos tem o que fazer aqui.

- Quais foram as principais dificuldades enfrentadas no começo?
Alda - A maior dificuldade era não falar a língua francesa, e minha sorte foi ter encontrado um trabalho que não necessitva falar, pois a senhora com a qual me ocupei durante 9 meses não se comunicava mais. No entanto, tive outras dificuldades, alugar meu primeiro quarto também foi uma barra; comprei um dicionário, o jornal classificados e parei uma pessoa na rua, ao lado de um orelhão e mostrei o jornal. A pessoa compreendeu e ligou para mim. Depois de falar com o proprietário do quarto no telefone, ali na rua mesmo, a pessoa marcou no jornal o horário para o rendez vous (reunião).

- Quais seus lugares favoritos aí?
Alda - Eu gosto do centro da cidade, o Broukere, a Grand Place, o Hector, onde eu gosto de comer um franguinho com arroz (aliás, arroz é raridade aqui). Eu sou muito caseira e a cada dois meses vou à Holanda, a 65 quilômetros daqui, visitar minha filha.

- O que você mais sente falta do Brasil?
Alda - A maior falta é meu filho, que é autista; estou voltando para ele antes do fim deste ano. De resto, sinto falta de tudo, do sol, do feijão com arroz, do Pequi, das frutas, ai ...tanta coisa, apesar de ter de tudo aqui, mas nada tem o gosto do Brasil.

- Que sugestões você daria para um brasileiro que quer morar na Bélgica? Como funciona a parte burocrática?
Alda - Para estudar é possível vir legalmente trazendo 50.000 reais, que é o valor exigido como depósito na conta bancária, além de precisar também de uma carta de fiança com alguém do Brasil que tenha um salário superior a 5.000 reais. O visto é como para outros países da Europa, vale por três meses sem direito a trabalho. Trabalhar legalmente aqui só se arrumar uma firma no Brasil com filial aqui, o que é raro, ou se você for da àrea diplomática, e terá visto por no máximo 2 anos. Caso contrário, não há outra possibilidade de ficar legalmente aqui. Ou melhor, tem sim... casando com um belga rs...