quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Parece fácil


Olhando parece fácil, mas fiz minha primeira aula de Pilates ontem e vi que não é bem assim...
Só não estou muito dolorida porque há quase 2 anos faço Yoga (felizmente com poucas faltas rs...) e de vez em quanto participo de algumas corridas de rua (na verdade, mais ando do que corro, mas não estou completamente sedentária pelo menos).
Assim como Pilates, temos a impressão de que muitas coisas são mais fáceis do que realmente são. Ainda na linha esportes, as próprias posturas de Yoga ou a coreografia de Tai-Chi-Chuan (que também fiz por uns 2 ou 3 meses) nos "enganam", parecendo esportes da terceira idade. Está certo que faço Yoga junto com um grupo de senhoras, mas é em função do horário disponível e não da "facilidade" das aulas. Meu professor de Yoga sempre diz que se alguma postura está fácil, é porque não estamos fazendo direito ou não estamos exigindo o suficiente do nosso corpo.
Indo para a área dos idiomas, há tanto os que afirmam que Inglês é mais fácil que Português como os que dizem o contrário, e vários que acreditam que Espanhol é fácil por ser parecido com Português.
Na minha opinião, não há uma língua mais fácil ou mais difícil, mas diferenças e características próprias de cada uma. É como sempre ouvimos, se Chinês, Alemão ou Russo, por exemplo, fossem "difíceis", não haveria falantes desses idiomas! Acredito que o sistema verbal em Inglês realmente seja mais simples que em Português; basicamente a conjugação só muda com "He, she, it", porém o uso de preposições é um tormento eterno para alunos e professores. No Espanhol, então, nem se fala, ao dar minhas primeiras aulas deste idioma este ano percebi como surgem dúvidas justamente pela semelhança com Português. Sempre tenho que conferir se determinada palavra em Espanhol é realmente igual ao Português ou se é mais um falso cognato. Porém, a compreensão de leitura e mesmo a auditiva tendem a ser mais fáceis devido às semelhanças entre as duas línguas.
Italiano é mais fácil para quem já fala Português e Espanhol? Por um lado, sim, como todas as línguas latinas, há muitas coisas em comum entre os três idiomas, mas só meu professor de Italiano para entender a salada que eu faço misturando um pouco de cada um!
Onde quero chegar com todo esse blablablá? Na necessidade de aperfeiçoamento constante, seja no estudo de uma língua, seja na prática de um esporte, de um instrumento musical ou qualquer outra atividade. As coisas só são "fáceis" se formos acomodados, não buscarmos novos desafios, novos objetivos a superar. Se você já fala razoavelmente bem uma língua, procure estudá-la mais a fundo ou parta para outro idioma. Se você já é craque em um esporte, tente começar outra atividade esportiva. Se cozinha bem, busque novas receitas. Se toca bem uma música, comece a treinar uma mais difícil. Agora, se você não faz nada muito bem... bem, tente aperfeiçoar-se em alguma coisa.