terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Como melhorar seu Inglês/Espanhol com 15 minutos ao dia

Por Vanessa Prata e Denise Martin

Leitura
1 – Acesse sites de jornais e revistas da língua que você está estudando. Não é necessário ler toda a reportagem, comece lendo as manchetes, o “lead”, isto é, as primeiras frases, apenas para ter noção do que se trata o artigo.
No site http://www.indekx.com/ você pode acessar diversas publicações do mundo.
2 – Procure na Internet ou em revistas estrangeiras um artigo que você ache interessante (aproximadamente uma ou duas páginas). Leia-o na íntegra e procure entender o contexto. Faça para você mesmo essas perguntas: Sobre o que é o artigo? Quais são as ideias-chaves? Leia-o novamente e procure as palavras/expressões que você não conhece no dicionário.
3 – Assista a um filme com legendas em Inglês ou Espanhol(selecione duas ou três cenas apenas) e escreva dez palavras novas e/ou dez palavras que você aprendeu recentemente.

Escrita
1 – Escreva e-mails, mensagens no Orkut ou converse com amigos pelo MSN na língua que você está estudando. Se tiver nenhum conhecido que fale a mesma língua, entre em contato com seu professor!
2 – Resuma o artigo que você leu em cerca de quinze a vinte linhas, incluindo todos os pontos principais e sua opinião pessoal sobre o tema. Peça a seu professor para corrigir.
3 – Escreva uma resenha sobre um filme que você tenha assistido ou um livro que tenha lido. Conte a história e inclua sua opinião pessoal, dizendo porque recomendaria ou não a obra para outras pessoas. Peça a seu professor para corrigir.

Compreensão auditiva
1 – Escolha uma música que você goste na língua estudada e escute-a com atenção num lugar calmo (não tente ouvir enquanto está dirigindo, por exemplo). Tente entender o contexto apenas ouvindo ou acompanhe a letra prestando atenção em intonação e pronúncia. Você pode encontrar diversas letras de músicas nos sites http://www.letssingit.com/ e http://www.lyrics.com/.
2 – Escolha uma outra música que você goste (opte por músicas mais lentas e com boa pronúncia) e tente escrever toda a letra, só “de ouvido”. Ouça-a três ou quatro vezes e compare com a letra original.
3 – Ouça um texto ou diálogo na língua que você está estudando em CDs, TV ou on-line. (revista Speak Up, revista Habla, os próprios CDs do curso ou de outro material didático, TV a cabo, rádios na Internet).
4 – Assista a duas ou três cenas de um filme sem legendas. Veja novamente com as legendas em Inglês e cheque o quanto você entendeu

Conversação
1 – Peça a seu professor 5 minutos no início da aula para contar a seus colegas sobre o artigo que você leu ou o filme que assistiu, comentando os principais pontos e dando sua opinião pessoal.
2 - Combine alguns dias para conversar só em Inglês (ou Espanhol) com amigos que também falam/estudam o idioma. Vocês podem ir a bares temáticos, por exemplo, para "entrar no clima".