quarta-feira, 20 de maio de 2009

Marketing pessoal para professores

Você sabe como o marketing pessoal pode influenciar sua carreira como professor? Confira algumas dicas para potencializar o uso dessa ferramenta no texto enviado por Maristela Oliveira, coordenadora pedagógida da escola Companhia de Idiomas.

'Marketing e inovação são as únicas funções básicas nos negócios. Todo o resto são custos.' O autor dessa frase chama-se Peter Drucker, um dos gurus do mundo administrativo. Aliás, além de genial, foi professor também. Professor marqueteiro?!
Uma das definições para marketing é: 'um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam através da criação e troca de produtos/serviços e valor com outras pessoas'. Basicamente, facilitar as relações de trocas entre as empresas e o mercado. Neste caso, entre você e seus clientes. Entendendo o mundo da educação como um mercado (por que não?), poderíamos fazer uma rápida analogia com sua carreira:

mercado = alunos (clientes A) + escolas (clientes B)

Todos (mercado) em busca de grandes 'marqueteiros'. Usei o termo de propósito. Ser um bom marqueteiro é uma grande qualidade. Infelizmente, o termo ainda é mal visto por aqui. É muito comum escutarmos expressões como: 'jogada de marketing', 'marqueteiro profissional' etc. Existem certas palavras e expressões que, por uma motivo ou outro, caem na vala comum dos chavões. Foi o que aconteceu com 'marketing pessoal'. Como os conceitos precisam ser expressos de alguma maneira, outros termos são criados. No caso do 'marketing pessoal', surgiram 'personal organization', 'personal style' e 'personal planning'.
Quando se fala ou escreve sobre marketing pessoal é comum que seus autores concentrem-se em fatores externos, como a aparência e postura dos indivíduos, como o fator preponderante para distinguir aqueles que fazem ou não marketing pessoal. Estes fatores são importantes, mas somente eles não garantem o sucesso desta ferramenta de alavancagem da carreira profissional e das relações sociais.
Segundo Rogério Martins, professor universitário de psicologia, cinco competências seriam fundamentais para a realização do marketing pessoal:

Empatia
É a capacidade do ser humano de colocar-se no lugar do outro. Exercite no seu dia a dia imaginando-se como seria enfrentar os desafios que seu cliente tem todos os dias, especialmente no contato com o seu trabalho. Após este exercício passe a agir como gostaria de ser tratado em cada uma destas situações. Certamente todos os envolvidos passarão a respeitá-lo muito mais que de costume.

Simpatia
Antigamente dizia-se que a educação abre portas. Reforço que a simpatia é um dos melhores canais de acesso ao sucesso profissional e pessoal. As pessoas em geral gostam de quem as tratam bem. Ser cordial, afetuoso, entusiástico e “educado” é fundamental para garantir uma imagem positiva entre as pessoas de seu relacionamento. Ações simples como um cumprimento ou um sorriso podem garantir pontos importantes para o seu marketing pessoal. A alegria é um poderoso antiestressante e contagia todos que estão por perto. O ser humano gosta e precisa de energia positiva para viver bem!

Comunicação
Ter uma comunicação impecável é crucial para qualquer profissão e mais ainda quando se trata de garantir uma boa imagem diante do seu cliente. Para isso é fundamental adequar a linguagem para cada situação, pois só assim é possível se sobressair em meio ao padrão que assola a maioria das pessoas nas corporações. Afinal, quanto mais você personalizar seu trabalho com cada grupo/aluno em particular, melhores e mais rápidos serão os retornos positivos.

Conteúdo
De nada adianta ser um ótimo comunicador e agir com simpatia se não tiver efetivamente conteúdo. É muito importante ter o que dizer, possuir conhecimento, mostrar a que veio e transmiti-lo de forma natural. A verdade é que as pessoas se lembram daqueles que transmitem segurança, que consolidam sua imagem, sua presença através de opiniões claras, ideias ou, simplesmente, porque estão ligadas no que está acontecendo a seu redor e têm o que exprimir com assertividade. Para ter conteúdo é imprescindível aprimorar o hábito da leitura, diversificar o acesso às informações, ampliar o contato com as diversas formas de cultura, participar de eventos da sua área de interesse e também de outras áreas diferentes, participar de movimentos profissionais, frequentar grupos diferentes.

Apresentação pessoal
Por fim, o cuidado com a aparência também é essencial para a realização do marketing pessoal. Para isto é fundamental o bom senso. Isso não significa possuir boas roupas de grife, e sim saber adequar a vestimenta para cada situação, estar sempre com um bom corte de cabelo e, no caso dos homens, com a barba bem aparada. Essas pequenas ações têm uma grande vantagem: não aparecem. Todos comentam um professor mal vestido ou, ao contrário, aquele que 'exagera na medida'. Mas o professor que se veste com gosto e simplicidade se destaca por seu valor, não pelo guarda-roupa.

Maristela Oliveira
Coordenadora Pedagógica

Quer ler mais sobre o assunto? Pesquise:
http://www.profissaomestre.com.br/php/verMateria.php?cod=1448
http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=632
http://www.portalensinando.com.br/ensinando/principal/conteudo.asp?id=1273
http://www.administradores.com.br/artigos/as_competencias_fundamentais_do_marketing_pessoal/22446