Nas últimas semanas, o principal assunto no Brasil são as manifestações ao redor do país, que começaram devido ao aumento das tarifas de ônibus e metrô, mas logo englobaram outros temas, como corrupção, investimentos excessivos nos estádios para a Copa do Mundo, falta de infraestrutura nos serviços públicos, entre outros. Certamente o tema deve ser discutido em sala de aula e há uma variedade de material autêntico que pode ser utilizado, como textos de diversos jornais internacionais e vídeos.
Entre as sugestões para se trabalhar o tema, podem ser propostas:
- atividades de vocabulário, com palavras referentes às manifestações, à política, entre outras;
- atividades de compreensão auditiva dos vídeos;
- discussões e debates sobre o tema;
- atividades de writing, com textos opinativos ou descritivos
- role plays de reuniões entre a presidenta e os ministros ou entre os prefeitos e governadores
- role plays de entrevistas com os líderes do movimento, com os políticos ou com os manifestantes
A seguir, uma série de links com textos ou vídeos que podem ser usados em sala:
http://edition.cnn.com/2013/06/28/world/americas/brazil-protests-favelas/index.html?iref=allsearch
http://globalpublicsquare.blogs.cnn.com/2013/06/21/whats-going-on-in-brazil/?iref=allsearch
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-23121532
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-23108688
http://www.bbc.co.uk/news/world-latin-america-23093392
http://www.nytimes.com/2013/06/14/world/americas/bus-fare-protests-hit-brazils-two-biggest-cities.html?_r=0
http://www.businessweek.com/articles/2013-06-20/bloomberg-view-the-anxiety-of-brazils-middle-class
http://world.time.com/2013/06/25/brazil-protests-back-despite-proposed-reforms/
http://www.guardian.co.uk/world/2013/jun/28/brazilian-protesters-clash-police-conferedations-cup-stadium?INTCMP=SRCH
http://www.aljazeera.com/video/americas/2013/06/201363084814198712.html