Por Vanessa Prata
É bastante comum ouvirmos alunos reclamando que não aprendem, que estão há anos estudando inglês (entrando e saindo de várias escolas, geralmente) e nunca saem do intermediário e que “inglês é muito difícil”, ou que os professores “não ensinam direito”. Por outro lado, é também comum ouvirmos alguns professores dizendo que “os alunos não querem estudar, não adianta fazer nada diferente”, que eles ganham muito pouco e que as escolas não os valorizam.
Tudo isso pode ter um fundo de verdade, mas, muitas vezes, nenhum dos dois lados está fazendo completamente sua parte. Há alunos que realmente não se dedicam e esperam aprender “num passe de mágica” e há professores que também não fazem muito esforço para se aperfeiçoar ou para crescer na carreira. Para evitar essa “acomodação”, é importante que todos façam, com alguma regularidade (talvez uma vez por semestre ou ao menos uma vez por ano), uma autoavaliação. Não existe um modelo único de avaliação, claro, mas indico a seguir uma opção para alunos e outra para professores, com foco em inglês, mas que pode ser adaptado para qualquer idioma. Tire alguns minutinhos e reflita sobre seu comportamento e suas ações no aprendizado ou no ensino do idioma. Seja sincero, você não precisa mostrar para ninguém.
Se você é aluno:
1 – Você evita faltar às aulas e chega sempre no horário?
2 – Você procura usar somente inglês na sala de aula?
3 – Você faz homework e outras atividades extraclasse regularmente (laboratório de línguas, atividades extras da escola etc.)?
4 – Você assiste a filmes em inglês sem legenda ou com legenda nesse idioma? Com que frequência?
5 – Você lê livros, revistas, jornais ou notícias na internet em inglês? Com que frequência?
6 – Você ouve música em inglês procurando prestar atenção na letra, na pronúncia, em novas palavras? Com que frequência?
7 – Você tenta conversar com outras pessoas em inglês, fora da sala de aula, pessoalmente ou online?
8 – Você escreve e-mails, mensagens, diários ou redações em inglês, sem que o professor tenha que solicitar como uma tarefa? Com que frequência?
9 – Você revisa frequentemente o conteúdo visto em sala de aula?
10 – Você acessa regularmente sites de dicas de inglês, dicionários online, exercícios interativos etc.?
11 – Você procura saber mais sobre a cultura e a história dos países de língua inglesa?
12 – Você acredita que seu aprendizado depende tanto ou mais de você do que do seu professor?
Se você é professor:
1 – Você evita faltar às aulas e chega sempre no horário?
2 – Você procura usar somente inglês na sala de aula com seus alunos?
3 – Você solicita homework e outras atividades extraclasse regularmente? Corrige?
4 – Você prepara suas aulas? Todas? Mesmo aquela que você já deu umas 30 vezes?
5 – Você prepara atividades extras para os alunos, com músicas, filmes, textos extras? As atividades são variadas, ou é sempre “fill in the blanks”?
6 – Você lê livros, revistas, jornais ou notícias na internet em inglês? Com que frequência?
7 – Você procura saber mais sobre a cultura e a história dos países de língua inglesa?
8 – Você compartilha experiências, atividades e dúvidas com outros colegas? Com que frequência?
9 – Você faz cursos extras ou participa de palestras e workshops com frequência? Você procura se informar sobre novos materiais didáticos e novas metodologias? Como?
10 – Você mantém um blog, um diário, um journalou faz algum tipo de anotação e reflexão sobre as aulas?
11 – Você pede para assistir aulas de seus colegas ou solicita que assistam as suas?
12 – Você gosta de dar aula?
Não, eu também não respondo “sim” para todas as perguntas, mas pelo menos para a maioria e tenho consciência do que deixo de fazer e, consequentemente, do que ainda falta melhorar. E você?