Por Vanessa Prata
Fim do primeiro semestre, e quase todo mundo contando os dias para entrar de férias, não é mesmo? Porém, além do descanso, os dias livres podem e devem ser usados também para o estudo de idiomas, afinal, sempre que voltamos às aulas temos aquela sensação de que esquecemos tudo nas férias. Como o recesso de julho não é tão longo como o do final do ano, a situação não é tão “grave”, mas mesmo assim não custa nada dar um up no inglês para não chegar em agosto sem lembrar como se responde nem How was your vacation?
Mas estudar nas férias? Calma, não é necessário pegar os livros e ficar fazendo exercícios gramaticais (embora também não se deva jogar o material numa gaveta e se esquecer dele ali até a volta às aulas). Como já comentado em outros textos aqui, há várias maneiras de se estudar, muitas delas prazerosas. Teste algumas:
- Assista a filmes e seriados sem legenda ou com legenda em inglês. Não precisa ser o filme inteiro, selecione algumas cenas. Ou assista primeiro normalmente, com a legenda em português, e depois só em inglês (ou vice-versa), assim você pode entender toda a história e ainda aprender mais sobre vocabulário e pronúncia.
- Leia por prazer. Quem diz que não gosta de ler é porque sempre associa a leitura à obrigação de fazer uma “prova do livro” ou ler só porque “o professor mandou” (e só lê o que foi indicado, ou obrigado, pela escola). Escolha um livro, uma revista, um gibi em inglês para ler por prazer, sem prazo para terminar (mas se demorar um mês para terminar um livro curto certamente é porque não foi uma escolha interessante), sem a preocupação de contar o que entendeu para o professor e até mesmo sem ficar checando cada palavra nova no dicionário. Leia para entender o sentido geral e, se necessário, cheque algumas palavras.
- Ouça música com atenção. Tente entender o que está sendo cantado, acompanhe a canção com a letra para prestar atenção na entonação, pronúncia e novos vocábulos. Cante junto, tentando entrar no mesmo ritmo.
- Acesse salas de bate-papo em inglês. Essa é uma forma de “perder o medo” de escrever, pois ninguém vai ficar corrigindo se você escrever algo errado e, de uma maneira ou de outra, todos se entendem na internet. Pode ser uma forma também de aprender novas expressões e gírias atuais.
- Marque um dia para só falar inglês com seus amigos que também estudam o idioma. Comentem sobre o que estão fazendo nas férias, discutam o último filme que assistiram, falem dos planos para o futuro. Ninguém precisa ficar corrigindo os outros, mas vale dar umas dicas se alguém estiver num nível mais avançado que os demais.
E essas dicas não valem só para alunos. Professores também devem estar constantemente se preocupando em melhorar o domínio da língua. Aproveite as férias ainda para pensar em novas atividades para os alunos, talvez baseadas no último filme que você viu, no artigo recente que leu, naquele vídeo da internet que alguém indicou. Se possível, participe ainda de alguns workshops de reciclagem ou faça algum curso de curta duração, além de visitar livrarias, principalmente a seção de idiomas. Muito trabalho para as férias? Então avalie se você está na profissão certa...