domingo, 19 de julho de 2009

Esse cobrador é "o cara"! Seu Chico

Quem já tomou o ônibus 719P Armênia/Pinheiros e cruzou alguma vez com o cobrador Seu Chico certamente nunca mais o esqueceu. Seu Chico é tão famoso que já encontrei mais três blogs comentando sobre ele! Talvez haja ainda mais, se souber de algum, me envie.
E por que ele é tão conhecido? Porque para ele não "tem tempo ruim", o bom humor e a simpatia imperam, tornando a viagem mais agradável, mesmo com o ônibus lotado, abafado e com todo mundo apressado para ir ao trabalho.
Já peguei ônibus com ele umas 4 ou 5 vezes, sempre num trecho apenas, da Avenida Angélica, portanto, só conheço as piadas referentes a essa parte do percurso. Mas os sites abaixo ajudam a ter um panorama melhor dessa "figura" de São Paulo.
Na região, a "tirada" clássica é com relação ao Shopping Higienópolis. Ao se aproximar do ponto, Seu Chico pergunta se ninguém quer ir ao shopping comprar um calça jeans baratinha, de "2 mil real". Ele indica ainda a "padaria de sua amiga", mas recusa-se a dizer o nome porque, segundo ele, sempre que indicava um estabelecimento comercial, o lugar fechava logo depois.
É impossível ainda perder o ponto, pois, mesmo sem ninguém pedir, seu Chico vai dando todas as coordernadas por onde o ônibus passa: "Parque ou Praça Buenos Aires", "Laboratório Lavoisier, falei direitinho, não?" e até mesmo a numeração da Avenida Angélica!
Difícil não retribuir ao sorriso e cumprimentos do Seu Chico. Por pior que esteja seu humor, você ficará um pouquinho melhor depois de cruzar com esse cobrador que faz da profissão muito mais do que uma obrigação diária, mas um momento de descontração e a oportunidade de ajudar os outros.

Saiba mais sobre Seu Chico:
Crônicas do Cotidiano
Cityperson.wordpress.com
xdianaaax.wordpress.com