terça-feira, 10 de setembro de 2013

Professor particular ou escola de idiomas?

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/09/professor-particular-ou-escola-de.html

Meu 24º texto para o Blog da Disal!

Por Vanessa Prata*

2 anos! Este é o 24º texto que escrevo para o Blog da Disal. Espero que estejam gostando dos temas assim como eu gosto de escrevê-los. Para marcar a data, escolhi um assunto sobre o qual alguns colegas já escreveram também, mas que ainda assim costuma causar muita dúvida entre alunos e mesmo professores. Afinal, o que é melhor: professor particular ou escola de idiomas?
Como na maioria dos meus textos anteriores (e talvez como quase tudo na vida), a resposta nunca pode ser A ou B simplesmente. É necessário avaliar as vantagens e desvantagens de cada opção e escolher a melhor para você, que pode não ser a mesma para o outro.
Atenção exclusiva
A primeira grande vantagem de um professor particular é a atenção exclusiva para você, que não será “divido” com mais 6, 8, 10 alunos numa sala. As aulas serão (ao menos deveriam ser) mais personalizadas, com foco nos seus interesses e necessidades, o que é praticamente impossível numa sala de aula com mais gente. Por outro lado, a “vantagem” de estar sozinho também pode virar uma “desvantagem”: você só vai ouvir o professor e conversar somente com ele, sem a troca de experiências com outros colegas. Muitas vezes, a dúvida de outro aluno pode ser a sua também. Além disso, numa escola, geralmente você terá aulas com diversos professores, ouvindo sotaques variados e diversas formas de ensinar.
Mais tempo para falar
A segunda vantagem de aulas particulares é que você vai falar muito mais tempo, pois não tem que “dividir” seu tempo de fala com outros alunos. E justamente pela atenção exclusiva do professor, seus erros serão mais corrigidos, quando alguns poderiam “passar batido” numa sala com mais alunos. Porém, alguns alunos podem se sentir mais intimidados tendo que falar com o professor, sabendo que serão mais corrigidos, e poderiam “se soltar” mais numa sala com mais pessoas que também têm outras dificuldades.
Flexibilidade x cancelamento
Nas aulas particulares tende a haver mais flexibilidade de horários e possibilidade de reposições em caso de cancelamentos de aula com antecedência, dependendo do tipo de contrato estabelecido com o professor. No entanto, isso também pode se tornar um problema, pois com a possibilidade de mudar horários e eventualmente repor aulas perdidas, o aluno pode acabar cancelando mais aulas do que faria numa escola regular e não manter a frequência ideal, achando que pode “repor depois”.
Motivação
Aqui é algo muito pessoal. Há alunos que se sentem mais motivados com a atenção exclusiva do professor e outros que se sentem melhor numa sala cheia de colegas, com a “energia” dos demais. Aulas em grupo tendem a ter uma dinâmica diferente das aulas particulares, com mais jogos, debates e role-plays (“teatrinhos”) que nem sempre são possíveis nas aulas particulares.
Planejamento
Numa escola regular normalmente você sabe “o que vem depois”, isto é, segue-se um sistema de níveis e determinados livros. Embora muitos professores particulares possam adotar uma única série de livros e seguir uma determinada sequência, outros preferem trabalhar com materiais variados e nem sempre essa progressão é tão clara para o aluno. Aqui também é uma questão de preferência, alguns alunos se sentem mais seguros com a sistematização das escolas, outros preferem a diversidade, e até mesmo a surpresa, das aulas preparadas com exclusividade pelo professor particular.
Preço
A principal desvantagem da aula particular, claro, é o preço. Tudo que é exclusivo é mais caro. Porém, fazer uma hora por semana particular pode custar a mesma coisa que duas horas numa escola regular e, em alguns casos, valer mais a pena pelas vantagens.
Enfim, não há uma opção melhor ou pior, mas a mais adequada para você, levando-se em consideração seus objetivos, necessidades, disponibilidade de tempo e de recursos financeiros e mesmo sua personalidade.

Curta a fanpage do blog em https://www.facebook.com/teachervanessaprata.