segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Qual a melhor escola de inglês?

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/08/qual-melhor-escola-de-ingles.html

Por Vanessa Prata

Se você espera uma resposta única e direta, do tipo: “a escola X”, pode parar de ler por aqui. O que vou apresentar a seguir são alguns critérios para você escolher a melhor opção para VOCÊ. Isso mesmo, a melhor escola para uma pessoa não é necessariamente a melhor para a outra. Já passei por algumas escolas como aluna e professora, e de outras apenas ouvimos falar, e evidentemente não seria ético se eu citasse nomes. Mas, além disso, não adiantaria eu dizer que a escola X é melhor do que a Y, porque seria apenas uma avaliação subjetiva minha, baseada nas minhas preferências e na conveniência para mim. Para escolher a melhor opção para você, avalie estes pontos:

1 – A melhor escola é aquela em que você se sente bem e sente que está aprendendo. Alguns estabelecimentos podem ser superconceituados, mas se você não gosta das aulas, dos professores ou do próprio ambiente certamente não aprenderá tão bem.

2 – A melhor escola é próxima da sua casa ou do seu trabalho. Não adianta se matricular na “melhor” se você não consegue chegar ou chega sempre atrasado devido ao trânsito, se fica com preguiça de ir até lá, se perde muito tempo para se deslocar. Em pouco tempo você estará desmotivado.

3 – A melhor escola é aquela com mensalidade que cabe no seu bolso. Nem sempre a mais cara é a melhor, nem a mais barata é a pior. Se escolher uma que comece a apertar seu orçamento, há grandes chances de você parar ao menor imprevisto financeiro que tiver. Mas desconfie de quem cobra barato demais. Bons profissionais custam caro.

4 – A melhor escola é aquela que investe na formação e capacitação constante dos professores. Informe-se sobre os processos seletivos e treinamentos oferecidos aos professores. Qual a formação desses docentes? Onde eles aprenderam inglês? Não acredite que uma escola é melhor só porque tem professores nativos. Se são “professores de verdade”, ser nativo pode ser uma vantagem, mas só o fato de ser nativo, sem nenhuma formação para dar aulas, não costuma trazer benefícios. Avalie da seguinte forma: seu idioma materno é português. Só por isso você se sente apto a dar aulas de português para estrangeiros?

5 – A melhor escola é aquela que atende suas necessidades. Se você é executivo, vive viajando e não consegue assistir às aulas nos horários regulares, precisa encontrar uma escola que ofereça aulas particulares, com flexibilidade de horário. Se você quer matricular seus filhos pequenos, precisa de uma escola que tenha cursos para crianças, adolescentes e adultos em turmas separadas, e não que junte todas as idades numa mesma sala.

6 – A melhor escola é aquela que oferece um método do qual você goste e com o qual se sinta à vontade nas aulas. Com dedicação e esforço, você pode aprender inglês em praticamente todas as escolas. Porém, em algumas, você terá que fazer apresentações na sala, participar de teatrinhos, jogos e brincadeiras, em outras você terá que memorizar frases e diálogos, fazer traduções, mais lição de casa, em algumas você terá um foco maior na comunicação oral, em outras na comunicação escrita e assim por diante.

7 – A melhor escola é aquela que oferece respostas rápidas e efetivas para seus problemas, tanto na área pedagógica como administrativa. Procure conhecer o coordenador pedagógico e o gerente ou supervisor da unidade antes de fazer sua escolha.

Essas são apenas algumas sugestões para você avaliar antes de optar por determinada escola. É sempre útil assistir a uma ou duas aulas antes, se possível, e conversar com outros alunos para se informar melhor.

E se você é professor também deve avaliar vários desses pontos ao se candidatar a uma vaga. Por maior que seja sua necessidade, trabalhar muito longe de casa, com um método com o qual não concorda ou num ambiente no qual você não se sente bem é garantia de desmotivação em pouco tempo.