quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Affective Learning

Artigo sobre Affective Learning, por Sandra Amaral Gasparetto Wiecek, coordenadora da unidade de São Bernardo do Campo do CELLEP e professora do curso
http://br.cellep.com/

Affective Learning

 
Treinamento sobre Affective Learning no CELLEP
 
Estudos (Arnold (1999), Brown (2000), Dörnyei (2001), Horwitz (1991), Young (1999), Williams and Burden (1997) entre outros) mostram que os fatores afetivos exercem um papel importante na aquisição de um idioma estrangeiro auxiliando ou dificultando a aprendizagem. O affective learning, na aprendizagem de um idioma, abarca as variáveis afetivas que podem influenciar de forma positiva ou negativa a aquisição de uma língua.

É fundamental considerar não só as questões cognitivas, mas também fatores afetivos que podem influenciar a aprendizagem (Hilgard, citado em Brown, 2000:142 e Arnold e Brown, 1999:7; Rogers, citado em Williams e Burden, 1997:35, entre outros) buscando trabalhar os fatores emocionais positivos como a autoestima e a motivação que podem facilitar a aprendizagem de um idioma (Arnold e Brown, 1999:2) e minimizar os fatores afetivos negativos como, por exemplo, a baixa autoestima e a ansiedade que podem ocorrer ao se aprender uma língua. Esses fatores negativos podem afetar de maneira significativa a qualidade do processo de aprendizagem do aluno podendo levá-lo a se desmotivar por não acreditar que esteja superando dificuldades ou progredindo ou até mesmo desistir de aprender um outro idioma.

Vários fatores podem causar dificuldade na aprendizagem de um idioma estrangeiro: por exemplo, a falta de tempo para estudar e revisar o conteúdo visto, a falta de tempo para frequentar as aulas, ausência de estratégias adequadas, medo de errar, medo da impressão que pode causar ao falar errado (e da avaliação negativa dos outros) (Horwitz, Horwitz e Cope, 1991), entre outros.
 
Ao conscientizar-se sobre o quanto a aprendizagem de um idioma pode ser influenciada por variáveis afetivas negativas como baixa autoestima, ansiedade e falta de motivação, o professor pode contribuir ainda mais para o sucesso de seus alunos utilizando regularmente e de forma planejada práticas de sala de aula e estratégias motivacionais que possam fazer com que os alunos se sintam mais confiantes para se comunicar, mais seguros e menos ansiosos para utilizar o idioma quando quiserem ou precisarem e, consequentemente, mais motivados ao perceberem que estão tendo progresso e seus objetivos estão sendo conquistados.

Qualquer atividade em que além dos objetivos linguísticos o professor também se preocupe em fazer com que o aluno se sinta acolhido, onde haja cooperação entre todos, um ambiente em que haja apoio mútuo e o aluno se sinta seguro (Canfield e Wells, 1994 citado em Arnold e Brown, 1999:12), sem receio de cometer erros e receber feedback negativo, onde seu ritmo, estilo de aprendizagem e suas necessidades são considerados, onde haja elogios e feedback motivacional (Dörnyei, 2001) (primeiramente os pontos fortes são pontuados, depois as dificuldades e também as estratégias para superar estas dificuldades), por exemplo, é uma atividade que contém em si aspectos de Affective Learning.

References

Arnold, J. (ed) (1999)  Affect in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press.

Arnold, J.& Brown, H.D.(1999) ‘A Map of the Terrain’ in Arnold, J.(ed) Affect in Language Learning. Cambridge: Cambridge University Press

Brown, H.D. (2000)  Principles of Language Learning and Teaching.  Fourth Edition. White Plains, New York: Longman.

Dörnyei, Z. (2001)   Motivational Strategies in the Language Classroom. Cambridge: Cambridge University Press.

Horwitz, E.K., Horwitz, M.B. and Cope, J.A. (1991) ‘Foreign Language Classroom Anxiety’ in Horwitz, K.E. and Young, D.J. (eds) Language Anxiety. From Theory and Research to Classroom Implications. New Jersey: Prentice Hall.

Williams, M. And Burden, R.L. (1997) Psychology for Language Teachers. A social constructivist approach.  Cambridge: Cambridge University Press.

 Young, D.J. (1999) Affect in Foreign Language and Second Language Learning. A Practical Guide to Creating a Low-Anxiety Classroom Atmosphere. United States: McGraw-Hill