Matéria minha para Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I.
Quando é hora de falar?
As crianças estão tendo contato com temas ligados à sexualidade cada vez mais cedo. Cabe à escola e aos pais tratar do assunto com delicadeza, porém sem tabus
Por Vanessa Prata
De onde vêm os bebês? O que é sexo? Qual o pai ou professor que não fica sem jeito quando é pego de surpresa por essas dúvidas tão comuns da infância? Cada vez mais, as crianças e pré-adolescentes são bombardeados com assuntos ligados à sexualidade, seja pela TV, internet ou mesmo nas conversas com os colegas. Pais e professores devem trabalhar juntos para satisfazer a curiosidade das crianças e orientá-las, sem, no entanto, “atropelar” as fases do desenvolvimento de cada um.
“A escola deveria ser lugar de trabalhar todos os aspectos da vida do aluno, e a sexualidade com certeza é um aspecto importante. As pessoas, no entanto, confundem sexo (relação sexual) com sexualidade, que é um tema bem mais amplo”, afirma Vivian Magalhães, mestre em Educação e autora do livro Quem Nasce de Semente é Planta, Não Gente. “Sexualidade é, numa ótima definição que li, ‘a forma como nos comportamos, pensamos ou agimos pelo fato de sermos do sexo masculino ou feminino’. Estudar e analisar esses comportamentos, desenvolvendo sobre eles uma visão crítica, com certeza contribuirá para a formação de adolescentes e futuros adultos mais tolerantes, responsáveis e bem-informados”, acrescenta Vivian.
E como abordar o tema com as crianças? “A primeira coisa a fazer é sempre perguntar por que a criança está fazendo a pergunta. Muitas vezes respondemos a uma pergunta com muito mais informação do que realmente está sendo solicitado. Uma segunda orientação é tentar descobrir o que a criança já sabe sobre o assunto, e a partir daí fornecer outras informações, às vezes apenas corrigindo uma hipótese equivocada”, complementa. Confira no site atividades propostas por Vivian para tratar do tema sexualidade com delicadeza e sem preconceitos.