sábado, 21 de maio de 2011

Matéria - Língua Viva

Confira minha matéria sobre Bilinguismo, para o Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I.

Língua viva

O ensino de idiomas estrangeiros começa cada vez mais cedo e prepara as crianças para o mundo globalizado em que vivemos

Por Vanessa Prata

Do you speak English? Ao chegar à idade profissional, dificilmente as crianças de hoje vão escapar dessa pergunta. Falar inglês e espanhol ou outro idioma já não é mais um diferencial, mas uma exigência do mercado de trabalho. E a melhor forma de se preparar é aprendendo uma segunda língua desde a infância, de forma lúdica e natural. "Estudos concordam que quanto mais cedo uma criança entrar em contato com uma segunda língua, maior a probabilidade de adquirir um domínio elevado desse idioma", afirma Antonieta Megale, coordenadora de Língua Inglesa da Escola Brasileira Israelita Chaim Nachman Bialik, de São Paulo (SP), e membro do GEEB Grupo de Estudos sobre Educação Bilíngue da PUC-SP. Nora Machalous, coordenadora da área de alemão do Colégio Humboldt, de São Paulo (SP), e mestre em Psicopedagogia, explica ainda que as crianças não costumam confundir a língua materna e o idioma estrangeiro: "Se o ensino for lúdico, sem forçar nada, elas vão aprendendo as duas línguas de forma natural. Só não acho interessante alfabetizar a criança em língua estrangeira, se ela ainda não é fluente nesse idioma, pois nesse caso cria-se uma dificuldade muito maior".

Apoio dos pais
Nora e Antonieta reforçam também que os pais podem ajudar no aprendizado dos filhos, mesmo quando não falam o idioma, pedindo às crianças que contem para eles o que viram na aula, estimulando a leitura de livros na língua estrangeira e assistindo a filmes e canais de TV no idioma estudado com as crianças, por exemplo. Adriana Marteleti Iassuda, coordenadora pedagógica do Colégio Itatiaia, também na capital paulista, explica ainda que os pais devem se informar sobre os cursos oferecidos pelas escolas e avaliar seus objetivos: "No Itatiaia, por exemplo, temos aulas para alunos japoneses, que seguem o currículo e o material adotado do Japão, e aulas de japonês para alunos brasileiros, que são mais lúdicas, com o objetivo de apresentar a língua e os costumes aos alunos".

No Colégio Humboldt, também há aulas com todo o conteúdo em alemão, para crianças que já falam a língua, e aulas de alemão como língua estrangeira, para os demais alunos. Já no colégio Bialik, além das aulas que ocorrem em português, os alunos têm aulas de hebraico e inglês desde a educação infantil. Confira no site algumas atividades que podem ser adaptadas para vários idiomas.