Não sabe como estimular a leitura de seus alunos? Aprenda com as professoras Josiane e Viviane, de Piracaia (SP).
Matéria do Guia Prático para Professores de Educação Infantil (ed. abril)
Leitura no coração da escola
Professora de Piracaia (SP) envolve pais e alunos na paixão pelos livros
Por Vanessa Prata
Objetivos:
★ Despertar o gosto pela leitura
★ Desenvolver a oralidade das crianças
★ Estimular a criatividade e a imaginação
★ Dar acesso fácil a livros aos alunos e aos pais
Faixa etária: 4 e 5 anos
Os alunos de 4 e 5 anos da professora Josiane Ferreira da Silva ainda não eram alfabetizados, mas durante o ano de 2010 “leram” diversos livros com o projeto Leitura no Coração da Escola, realizado na EMEFEI Orlando Julio Guimarães, em Piracaia (SP). O projeto começou em maio e, a cada semana, as crianças levavam livros infantis da escola para sem lidos em casa, na companhia dos pais, e na semana seguinte contavam as histórias para os colegas da sala. No fi nal do ano, os alunos montaram o Dia da Leitura e convidaram as outras turmas para participar. “As crianças gostaram muito de apresentar as histórias e, embora elas decorassem o livro ou até inventassem detalhes por ainda não saber ler convencionalmente, ao final do ano uma das alunas já estava alfabetizada”, conta Josiane.
Todo dia é dia de história
Confira atividades desenvolvidas durante o projeto:
★ Empréstimo de livros: semanalmente, para as crianças levarem para a casa nos fi nais de semana e lerem com os pais.
★ Contação de histórias: toda segunda-feira os alunos recontavam o livro que haviam levado para casa.
★ Roda de leitura na grama: realizada ao ar livre de vez em quando para sair do ambiente da sala de aula.
★ Hora da leitura livre: as crianças podiam escolher diversos livros para ler em sala. Neste momento, a professora levava os alunos a acionar estratégias de leitura perguntando onde poderia estar escrita determinada palavra.
★ Caderno de leitura: quinzenalmente, as crianças recebiam uma canção ou parlenda que era colada no caderno da leitura e faziam de ajuste da pauta escrita com a pauta falada, além de ilustrar o texto.
★ Leitura diária: feita em voz alta pela professora para ampliação do universo cultural das crianças.
★ Produto final: Dia da Leitura.
Matéria do Guia Prático para Professores de Educação Infantil (ed. abril)
Leitura no coração da escola
Professora de Piracaia (SP) envolve pais e alunos na paixão pelos livros
Por Vanessa Prata
Objetivos:
★ Despertar o gosto pela leitura
★ Desenvolver a oralidade das crianças
★ Estimular a criatividade e a imaginação
★ Dar acesso fácil a livros aos alunos e aos pais
Faixa etária: 4 e 5 anos
Os alunos de 4 e 5 anos da professora Josiane Ferreira da Silva ainda não eram alfabetizados, mas durante o ano de 2010 “leram” diversos livros com o projeto Leitura no Coração da Escola, realizado na EMEFEI Orlando Julio Guimarães, em Piracaia (SP). O projeto começou em maio e, a cada semana, as crianças levavam livros infantis da escola para sem lidos em casa, na companhia dos pais, e na semana seguinte contavam as histórias para os colegas da sala. No fi nal do ano, os alunos montaram o Dia da Leitura e convidaram as outras turmas para participar. “As crianças gostaram muito de apresentar as histórias e, embora elas decorassem o livro ou até inventassem detalhes por ainda não saber ler convencionalmente, ao final do ano uma das alunas já estava alfabetizada”, conta Josiane.
Todo dia é dia de história
Confira atividades desenvolvidas durante o projeto:
★ Empréstimo de livros: semanalmente, para as crianças levarem para a casa nos fi nais de semana e lerem com os pais.
★ Contação de histórias: toda segunda-feira os alunos recontavam o livro que haviam levado para casa.
★ Roda de leitura na grama: realizada ao ar livre de vez em quando para sair do ambiente da sala de aula.
★ Hora da leitura livre: as crianças podiam escolher diversos livros para ler em sala. Neste momento, a professora levava os alunos a acionar estratégias de leitura perguntando onde poderia estar escrita determinada palavra.
★ Caderno de leitura: quinzenalmente, as crianças recebiam uma canção ou parlenda que era colada no caderno da leitura e faziam de ajuste da pauta escrita com a pauta falada, além de ilustrar o texto.
★ Leitura diária: feita em voz alta pela professora para ampliação do universo cultural das crianças.
★ Produto final: Dia da Leitura.
Veja a matéria completa no site.