domingo, 17 de outubro de 2010

O que as corridas de rua têm a ver com aprender Inglês?


De vez em quando, bem menos do que deveria na verdade, participo de corridas de rua. Geralmente são de 5km, mas hoje participei de uma de 9km (dos quais eu devo ter corrido uns 5 ou 6km apenas e caminhado o restante, mas isso não vem ao caso).
O ponto é que enquanto corria (ou andava) comecei a pensar em escrever este texto. Um artigo sobre corridas num blog de ensino de inglês? Não exatamente, mas um texto que mostra o que as corridas podem ter em comum com aprender inglês. Não achou nada em comum? Então continue lendo...

1 - Determinação: A corrida começou às 8 da manhã, o que significa que acordei às 6h30, num domingo (e também levanto praticamente nesse horário todos os demais dias da semana, inclusive sábado). Poderia muito bem ter olhado o relógio, virado para o outro lado e voltado a dormir, deixando a corrida para a "próxima vez". Mas me levantei e fui correr. Quantas vezes você teve aula de sábado de manhã e não acordou no horário? Ou saiu cansado do trabalho e foi direto para casa em vez de ir para a escola? É a mesma coisa, se você não estiver determinado a aprender (ou a correr), qualquer coisa vira uma desculpa para faltar, não fazer lição, não estudar...

2 - Persistência: Eu fui até o local, já é um primeiro passo, mas poderia ter parado nos 3, 4 ou 5 km, ter pegado algum atalho, ter dado meia volta ... com 2,5 km eu já "estava morrendo" e comecei a andar. Mas depois voltei a correr. E a andar, e a correr, e a andar e a correr, sem, no entanto, desistir de completar os 9km. Ainda não achou nada em comum com seu curso de inglês? Quantas vezes você já pensou em parar ou até efetivamente parou de estudar? Você até pode parar temporariamente, mas lembre-se de que precisa continuar correndo ou no mínimo andando para alcançar seu objetivo final.

3 - Disciplina: Sou disciplinada para muitas coisas na vida, para correr, porém, ainda estou bem longe do ideal. Não costumo treinar, não tenho muita paciência para correr na esteira da academia e participo dessas corridas "quando dá vontade" e não com regularidade. O resultado, como falei acima, é que já estava muito cansada após correr apenas 2,5km (em outras provas cheguei a correr pelo menos 3 ou 4km sem parar). Além disso, terminei a prova em 1h11min, tempo razoável, mas que pode ser melhorado e muito. Um amigo que foi comigo (e treina mais do que eu) terminou em 1h02min, e atletas profissionais fazem uma prova dessas em cerca de 30 minutos. Ou seja, se eu efetivamente treinasse com regularidade, melhoraria minha performance. Assim como você, se realmente participar de todas as aulas e fizer todas as atividades sugeridas pelo seu professor poderá melhorar e muito seu nível de inglês.

4 - Metas: O objetivo final era atingir os 9km, mas eles pareciam tão longe ao começar a correr... ainda faltam 8km, ainda faltam 7km, ainda falta metade... Pensando assim tudo parece mais difícil. O ideal é inverter: já foram 2km, já foram 3km, estou quase na metade... Uma das melhores coisas durante o percurso é quando avistamos, mesmo que ao longe, as placas de quilometragem que mostram a distância percorrida de 1 em 1km. Sempre que vejo uma delas, o ânimo se renova e corro um pouco mais, pelo menos para chegar até a placa, mesmo que depois eu volte a andar. Mas a sensação é de uma etapa concluída, pelo menos uma meta atingida, mesmo que o objetivo final ainda esteja longe. Faça o mesmo ao estudar: seu objetivo final é falar inglês fluentemente, mas antes disso você pode aprender a se apresentar em inglês, a falar de seus gostos, a contar uma história simples no passado, a escrever um email a um amigo. Divida seu objetivo em metas menores e lute para atingir cada uma delas.

5 - Realização pessoal: Nada me obrigava a ir correr hoje, domingo, às 8h. Pensei em não ir e, no fundo, até torci um pouco para que meu amigo desistisse e não viesse me pegar. Mas ao terminar a prova a sensação sempre compensa. Às 9h30 da manhã já havia corrido (e andado, admito) 9km e ainda tinha o domingo inteiro pela frente. Em outros domingos, provavelmente estaria levantando nesse horário ou mais tarde e sem muita disposição de praticar atividade física. Ninguém pode obrigá-lo a estudar, nem seus pais, nem seu chefe, nem seu professor. Mas descubra o prazer de aprender, mesmo que às vezes seja cansativo, chato ou até doloroso (não quero nem pensar em como minha perna estará doendo amanhã).