quinta-feira, 2 de maio de 2013

Vida de freela

Fonte: http://www.publishnews.com.br/telas/colunas/detalhes.aspx?id=72957

Pode ser útil para professores também, que precisam decidir entre dar somente aulas particulares ou assumir turmas em uma escola...


Por Cassius Medauar
 
Hoje vou falar daquele momento, quando você está ali levando sua vidinha de freela bem na boa, feliz e contente, estabilizado, e então recebe A Proposta. Sim, você é convidado a ir trabalhar em uma empresa, e fica na dúvida sobre o que fazer.
Bom, isso aconteceu comigo algumas vezes, então vou listar umas considerações que podem ajudar a tomar uma decisão.
Primeiro de tudo você precisa avaliar se quer voltar ao mercado de trabalhador empregado e, caso queira, ver se a proposta é boa o suficiente para tirar você de casa.
Compare o quanto vai ganhar com o dinheiro que entra atualmente, lembrando que você pode acabar ganhando menos como contratado, mas terá benefícios e a grana entrará todo mês.
Por outro lado, você estará “preso” o dia todo na firma e, mesmo achando que consegue ainda fazer alguns freelas para engordar o orçamento, nunca conseguirá fazer o tanto que acha que dará conta.
Pense bem em como se sente trabalhando em casa. Apesar das redes sociais ajudarem, você acha bom ou ruim trabalhar sozinho? Às vezes pode ser bacana estar rodeado de gente no trabalho, para trocar e oxigenar as ideias.
Dependendo de onde você mora, o local do trabalho também é bem importante e deve pesar na sua decisão. Em cidades como São Paulo, se o lugar for muito longe, pode ser que depois de um tempo você não aguente mais as viagens diárias ou acabe vivendo estressado, portanto, pense bem.
Tente conversar bastante com o seu possível futuro empregador para saber bem o clima da empresa e todos os detalhes de como será seu trabalho. Isso também te ajudará a escolher.
Se possível, converse com as empresas/pessoas que passam freelas para você para saber se estão gostando do seu trabalho e se você pode continuar fazendo isso sem problema. Não é legal recusar um trabalho fixo e depois não receber freelas.
Converse com pessoas que gosta e respeita. Elas ajudarão com ideias e opiniões, mas não se esqueça que, no fim, quem tem que decidir é você.
Essas considerações sempre me ajudaram na hora da decisão, quando recusei algumas propostas e quando aceitei, no meio do ano passado, voltar ao mercado e virar Gerente de Conteúdo da Editora JBC.
Não me arrependo de nenhuma das decisões que tomei, mas se isso acontecer com você, não esquente, às vezes erramos, é só sacudir a poeira e ir à luta de novo, pois a vida de freela é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um.

 
Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há mais de dez anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, passou a trabalhar apenas como tradutor e jornalista freelancer há dois anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, Dexter: no escuro, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC.