terça-feira, 2 de outubro de 2012

EAD - Ensino a distância

Sem tempo para ir à aula presencial? Cursos via Skype podem ser uma opção. Saiba mais sobre o curso e-Fast da Companhia de Idiomas.


Enviado por: Companhia de Idiomas

A correria do dia a dia acaba se tornando um dos maiores obstáculos para o aprendizado de um novo idioma. Muitos profissionais simplesmente não dispõem do tempo necessário para fazer cursos em uma escola, nem para se deslocarem até ela. E é aí que entra o Ensino a Distância (EAD), uma forma de aprendizado que ainda não é tão explorada, talvez porque muitas pessoas tenham dúvidas sobre como funciona e quão eficaz realmente é. Por isso, a Companhia de Idiomas resolveu esclarecer as dúvidas mais
comuns sobre o método de ensino:


1) Quais são as opções de cursos EAD?

A modalidade de ensino a distância é um processo de ensino-aprendizagem que busca dar ao aluno um aprendizado independente, auxiliado na maioria das vezes por intermédio da internet, em ferramentas como, wiki, fórum, chat e videoconferência, onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente. Assim, tanto aulas em plataformas específicas de ensino de idiomas, como aulas com professor via ferramentas de videoconferência são consideradas EAD. A Companhia de Idiomas oferece aulas por Skype e cursos e-Fast, onde o aluno estuda em um ambiente online com acompanhamento de um
professor, combinado com 15 horas de aulas presenciais ou pelo Skype.

2) Quais são as vantagens e desvantagens do EAD?

Um curso a distância sem horários definidos dá total liberdade ao aluno para acessar a plataforma e seu conteúdo quando puder e de onde estiver. Essa pode ser considerada uma vantagem, embora possa ser uma desvantagem, pois como o aluno não tem horário certo para entrar, ele pode ir abandonando aos poucos. Um curso a distância, do tipo com aulas por Skype, com horários definidos, possibilita ao aluno realizar a aula de qualquer lugar, mesmo que esteja viajando. Porém, não dá liberdade de horário para o acesso e se o aluno não estiver conectado, perde a aula. Pode ser uma desvantagem, mas é também uma forma de obter melhores resultados, para alunos menos disciplinados.

3) Para quem o EAD é ideal?

Se considerarmos "ideal" como "melhor meio de obter resultados", diríamos que o EAD é ideal para alunos que tenham disciplina, que não precisam de um professor cobrando a realização de tarefas, por exemplo.


4) Ao fazer aulas apenas online, eu aprenderei tanto quanto as aulas presenciais?
Qualquer metodologia ou ferramenta utilizada só tem resultados se o aluno se identifica com elas (as metodologias e as ferramentas), se o aluno realmente quer se dedicar ao aprendizado e, finalmente, se tem disciplina para o estudo diário. Na Companhia de Idiomas construímos programas para cada aluno, de acordo com todas estas variáveis e garantimos que é possível aprender um novo idioma com aulas presenciais, em grupos, individuais, imersões, aulas por Skype e aulas online. O sucesso ou insucesso está ligado aos fatores mencionados.