quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Blog da Disal - Vale a pena fazer intercâmbio?

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2012/10/vale-pena-fazer-intercambio.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+Disal+(Disal+Blog)


Por Vanessa Prata

Frequentemente alunos me perguntam se vale a pena fazer um curso no exterior. A resposta não pode ser simplesmente “sim” ou “não”, pois envolve uma série de aspectos a serem considerados, como os objetivos do aluno, o valor a ser investido, o nível atual do idioma e o que se espera do intercâmbio para poder tomar a melhor decisão.

Em setembro, o portal UOL publicou uma matéria mostrando que, em média, um curso de dois meses na Inglaterra custa R$ 15 mil, o que exige uma economia média mensal de R$ 240 por quatro anos. (veja matéria em http://teachervanessaprata.blogspot.com.br/2012/09/economistas-ensinam-guardar-dinheiro.html)

Vale a pena? Pessoalmente, acho que qualquer viagem vale a pena (apesar de não ter feito intercâmbio), pois você conhece novos lugares, novas pessoas, novas culturas e, no caso de ir para um país em que se fala o idioma que está estudando, terá a oportunidade de treinar na vida real o que costuma praticar apenas no ambiente escolar.

No entanto, não adianta fazer um intercâmbio de um ou dois meses e achar que vai sair do Básico 1 e voltar com um nível avançado do idioma. Intercâmbios não fazem milagres, e aprender uma nova língua exige tempo. Da mesma forma, se um aluno viaja para fazer um “cursinho” com uma carga horária baixa, e no resto do tempo acaba se enturmando apenas com outros brasileiros e falando Português, certamente não voltará com um nível de inglês (ou outro idioma) muito melhor do que se tivesse feito um curso aqui.

Acredito ainda que um aluno sem nenhum conhecimento ou com um nível muito básico não terá um aproveitamento tão bom num intercâmbio quanto alguém que já tem um nível pelo menos pré-intermediário. O que você aprenderá nas aulas não será tão diferente seja no Brasil ou no exterior. O que conta mesmo nas viagens é a possibilidade de usar o idioma o tempo todo, ao andar nas ruas e pedir informações, ao comprar comida ou lembrancinhas, ao conversar no idioma com pessoas de vários países etc., e se ainda estiver com muita dificuldade, provavelmente não se sentirá confiante para manter essas conversas básicas.

Mas, se você tem condições financeiras, já tem um nível razoável de inglês (ou do idioma que está estudando) e disciplina para evitar usar o Português mesmo se estiver estudando com outros brasileiros, um intercâmbio certamente pode fazer diferença no seu aprendizado.