domingo, 20 de junho de 2010

Como aprender Inglês - Parte IV - Comprometimento

Já escrevi outros textos com dicas para aprender Inglês, mas um fato da semana passada me fez pensar nesse tema novamente. Além dos itens que já mencionei nos outros artigos (Organização, Visão de Mundo e Objetivos), para aprender não apenas Inglês, mas qualquer coisa, é necessário comprometimento, e infelizmente o que vejo atualmente em muitos alunos é justamente uma enorme falta de comprometimento.
Enfim, vamos ao fato que me levou a escrever. Terça passada, como todos sabem, houve a estreia do Brasil na Copa, jogo que terminou às 17h15. Às 19h, teríamos aula normalmente na pós-graduação (como realmente tivemos), porém menos da metade da sala apareceu. Sem querer julgar meus colegas de classe, cada um pode ter tido inúmeros motivos para não ir, mas não é de se estranhar que os nove alunos que compareceram estejam entre os melhores da sala. Não somos "nerds", nem menos "patriotas" por termos ido à aula depois do jogo, mas comprometidos com o que nos dispusemos a estudar este ano.
Claro que esse fato foi apenas um entre os vários motivos que me levaram a pensar na falta de comprometimento dos alunos em geral, e talvez ainda maior entre os que estudam Inglês em cursos livres ou com professores particulares. É muito comum alunos particulares cancelarem diversas aulas, nem sempre por motivos relevantes (como cancelar uma aula que acabava antes do jogo...), ou, pior ainda, se "esquecerem" das aulas e não avisarem com antecedência que não poderão comparecer. Sei que todos temos inúmeros compromissos profissionais e pessoais e que muitas vezes torna-se difícil conciliar os horários, principalmente numa cidade caótica como São Paulo, mas não custa nada ter uma agenda e olhar de vez em quando, não? E anotar o celular do professor para avisar que não estará presente.
Nos cursos em escolas de idiomas, a situação também não é melhor, a quantidade de faltas de alguns alunos é absurda, muitas vezes porque eles não acordaram cedo no sábado de manhã, não estavam a fim de ir ou qualquer outro motivo fútil. Novamente, insisto que todos temos problemas e que faltar é um direito do aluno, porém o que está faltando para muitos é comprometimento.
Outro ponto que pode parecer irrelevante, mas também demonstra essa falta de comprometimento é não ter o material adequado. Inúmeros alunos vão para as aulas sem os livros, sem um caderno ou bloco de anotações, sem um lápis ou caneta. Esquecer um dia ou outro é uma coisa, eu também já esqueci o material, mas todo dia é demais, não acham? Mesmo que alguns alunos sejam mais auditivos, acredito que eles aprenderiam melhor se tomassem notas de algumas coisas e, principalmente, se mantivessem essas notas num único lugar, ou seja, não adianta rabiscar alguma coisa da aula numa folha avulsa num dia e em outro pedacinho de papel no outro dia. Sabe quando vocês vão achar essas anotações de novo no meio de sua papelada? Bem, nunca diga nunca, mas...
Não poderia deixar de falar de lição de casa, claro. É incrível que muitos alunos "não têm tempo" para fazer lição ou estudar em casa, mas os mais comprometidos sempre dão um jeito. Todo mundo tem compromissos, seja com o trabalho, com a escola/faculdade, com a casa ou com os filhos, todo mundo enfrenta trânsito, precisa ir ao médico/dentista, ao banco, ao mecânico, mas os mais comprometidos conseguem, sim, encontrar tempo para estudar. Depois, tem gente que não sabe por que não aprende...