Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2014/07/5-atividades-com-movimento.html
Por
Vanessa Prata*
Principalmente em turmas de crianças e adolescentes é sempre
interessante colocar atividades mais dinâmicas, que envolvam movimento, mas
isso não significa que algumas sugestões não possam ser adaptadas para turmas
de adultos também. Confira algumas ideias que trabalham o lado cinestésico dos
alunos:
1 – Spelling
on board: para revisar vocabulário. Divida a turma em duas equipes e
a lousa na metade (se a lousa for grande, podem ser mais equipes). Diga uma
palavra do vocabulário que quer revisar, e cada aluno escreve somente uma letra
na lousa, passando a vez para o próximo aluno de sua equipe, até terminar a
palavra. Ganha ponto a equipe que terminar primeiro de escrever corretamente a
palavra. Se estiver errado, cada aluno pode corrigir uma letra, devendo passar
a vez novamente para o próximo.
2 – Catch me!:
também para revisar vocabulário ou tempos verbais. Todos os alunos circulam
pela sala e um deles é o “pegador”, que deve tentar tocar nos demais. Quem for
pego, deve dizer imediatamente uma palavra do vocabulário a ser revisado (ou
verbos no passado, phrasal verbs etc.) para se livrar. Se não falar em até 2
segundos ou se falar uma palavra repetida, esse aluno vira o pegador.
3 – Treasure
hunting: ótimo para revisar directions
e prepositions of place, dá um
pouquinho mais de trabalho para o professor, que deve preparar as “pistas” com
antecedência e espalhá-las pela escola, de preferência dois jogos diferentes,
para dividir a classe em duas equipes e tornar a atividade uma competição. A
primeira dica é entregue aos alunos. Ex.: Hint number 2 is upstairs, behind a door. No local, eles
encontrarão a próxima pista. Ex.:
Hint number 3 is between the coordinator’s room and the library, under a table
etc.
4 – Move to
the other side if… divida a classe em dois grupos de alunos, um de cada
lado da sala. Pratique comandos no imperativo (incluindo condicionais mais simples também) para que os alunos
façam as atividades sugeridas. Ex.:
Move to the other side of the class if you like chocolate. Clap your hands if
you were born in January. Turn around if you have more than 2 brothers or
sisters etc. Depois de alguns comandos, peça que os alunos sejam
voluntários para os próximos comandos.
5 – Grab the
bell: coloque um sino, um apito ou qualquer outro objeto sobre uma mesa ou
cadeira, com um aluno de cada lado. Faça uma pergunta e, para responder, os
alunos precisam pegar o objeto. Aquele que pegar primeiro tem o direito de
responder. Se estiver correto, um ponto para sua equipe (você também pode
sugerir que, se a resposta estiver errada, o ponto vai para o outro time). Mude
os alunos após cada pergunta.
Que outras atividades você sugere? Compartilhe suas
ideias!