Por Vanessa Prata
5 atividades com músicas (além de fill in the blanks)
Quase todo mundo gosta de música, não é mesmo? E ensinar inglês por meio de songs é sempre uma boa pedida. Só não vale repetir sempre o mesmo exercício, o clássico fill in the blanks, que é válido, mas não o tempo todo.
1 – Greetings e Days of the Week: duas músicas clássicas para níveis básicos são Hello, Goodbye, dos Beatles, e Friday, I’m in Love, do The Cure. Uma sugestão para a primeira é trabalhar bastante o lado cinestésico dos alunos, pedindo que eles levantem e sentem ao ouvir “hello” e “goodbye” (ao final, eles estarão até cansados de tanto que repete...). Uma opção um pouco mais “calma” é pedir que eles levantem plaquinhas com as palavras “hello” e “goodbye” ao ouvirem-nas. Para a segunda, que fala diversas vezes os dias da semana, os alunos podem simplesmente contar quantas vezes ouviram cada um dos dias (que não é o mesmo número para todos).
2 – Order the lyrics: quase tão clássica quanto a atividade de completar, esta também serve para qualquer tipo de música e qualquer nível, basta variar o grau de dificuldade. Em níveis básicos, corte a letra em estrofes e deixe os alunos trabalharem em grupos. Em níveis mais avançados, se a música não for rápida demais, pode ser cortada frase a frase. Os alunos podem trabalhar em grupos também, individualmente ou a sala inteira, cada aluno sendo responsável por uma ou algumas frases da música, que será montada no chão ou sobre uma mesa.
3 – Phonetic alphabet: também pode ser trabalhado com qualquer música, se os alunos já tiveram algum contato com o phonetic alphabet. Selecione algumas palavras da música e escreva-as foneticamente em cartões. Ao ouvir a música, os alunos devem ordenar as palavras. Claro que o exercício também pode ser feito com as palavras escritas normalmente, mas nesse caso o foco é outro.
4 – Draw the story: escolha uma música que conte uma história ou que descreva situações e peça que os alunos desenhem o que entenderam enquanto ouvem. Depois, eles contam sua versão para a sala ou criam diálogos em cima da música. Sugestões de músicas: Skater Boy, Avril Lavigne, I’ll be there for you, The Rembrants (tema do seriado Friends), Ironic, Alanis Morissette, Photograph, Jamie Cullum, Say a little prayer, Aretha Franklin (tema do filme O Casamento do meu Melhor Amigo), Livin’ on a prayer, Bon Jovi, entre várias outras.
5 – Circle the correct words: escreva ao lado de algumas palavras da música outras palavras de sons semelhantes, como no/know, way/away, by/buy etc. Os alunos devem circular a palavra correta ao ouvir e pelo próprio sentido da letra. Outra opção é “find the mistakes”. Entregue a letra aos alunos com algumas palavras trocadas, e eles devem corrigir enquanto escutam.
1 – Greetings e Days of the Week: duas músicas clássicas para níveis básicos são Hello, Goodbye, dos Beatles, e Friday, I’m in Love, do The Cure. Uma sugestão para a primeira é trabalhar bastante o lado cinestésico dos alunos, pedindo que eles levantem e sentem ao ouvir “hello” e “goodbye” (ao final, eles estarão até cansados de tanto que repete...). Uma opção um pouco mais “calma” é pedir que eles levantem plaquinhas com as palavras “hello” e “goodbye” ao ouvirem-nas. Para a segunda, que fala diversas vezes os dias da semana, os alunos podem simplesmente contar quantas vezes ouviram cada um dos dias (que não é o mesmo número para todos).
2 – Order the lyrics: quase tão clássica quanto a atividade de completar, esta também serve para qualquer tipo de música e qualquer nível, basta variar o grau de dificuldade. Em níveis básicos, corte a letra em estrofes e deixe os alunos trabalharem em grupos. Em níveis mais avançados, se a música não for rápida demais, pode ser cortada frase a frase. Os alunos podem trabalhar em grupos também, individualmente ou a sala inteira, cada aluno sendo responsável por uma ou algumas frases da música, que será montada no chão ou sobre uma mesa.
3 – Phonetic alphabet: também pode ser trabalhado com qualquer música, se os alunos já tiveram algum contato com o phonetic alphabet. Selecione algumas palavras da música e escreva-as foneticamente em cartões. Ao ouvir a música, os alunos devem ordenar as palavras. Claro que o exercício também pode ser feito com as palavras escritas normalmente, mas nesse caso o foco é outro.
4 – Draw the story: escolha uma música que conte uma história ou que descreva situações e peça que os alunos desenhem o que entenderam enquanto ouvem. Depois, eles contam sua versão para a sala ou criam diálogos em cima da música. Sugestões de músicas: Skater Boy, Avril Lavigne, I’ll be there for you, The Rembrants (tema do seriado Friends), Ironic, Alanis Morissette, Photograph, Jamie Cullum, Say a little prayer, Aretha Franklin (tema do filme O Casamento do meu Melhor Amigo), Livin’ on a prayer, Bon Jovi, entre várias outras.
5 – Circle the correct words: escreva ao lado de algumas palavras da música outras palavras de sons semelhantes, como no/know, way/away, by/buy etc. Os alunos devem circular a palavra correta ao ouvir e pelo próprio sentido da letra. Outra opção é “find the mistakes”. Entregue a letra aos alunos com algumas palavras trocadas, e eles devem corrigir enquanto escutam.