quinta-feira, 28 de março de 2013

Livro infanto-juvenil traz roteiros históricos

Fonte: Lilian Comunica - Assessoria de Imprensa e Editorial

Casal de brasileiros refaz roteiros históricos na Europa

Os jornalistas belo-horizontinos Mateus Parreiras, 34, e Paola Carvalho, 31, tinham uma vontade antiga: escrever livros infanto-juvenis que gostariam de ter lido em suas épocas, que reunissem aventura e conhecimento. Sempre foram amantes de ficção e história, mas a correria do trabalho em redações de grandes jornais nunca os deixou realizar este sonho. Isto até 2011, quando dizem que "cometeram a loucura de deixar os empregos que sempre quiseram para viajar pelo velho mundo". 

Com o dinheiro reservado para a compra de um apartamento, percorreram mais de 7 mil quilômetros de carro e passaram por 13 países: Portugal, Espanha, França, Mônaco, Itália, Vaticano, Áustria, República Tcheca, Holanda, Bélgica, Escócia, País de Gales e Inglaterra. Durante quatro meses, refizeram roteiros históricos, como o da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, o da Corte Portuguesa que veio para a sua colônia, o de Joana D'Arc, o de Napoleão Bonaparte, entre outros. "Queríamos ver de perto os lugares que seriam ambientes de nossos livros e acabamos entrando no túnel do tempo", afirma Paola.

Com a cara e a coragem, eles lançaram no fim do ano passado, num projeto independente, a série Spadah - o resultado desta "aventura". O volume inicial é o eBook Caçada nos Mares Proibidos - Aventuras na Rota da Índia (Ed. Simplíssima, 264 páginas, R$ 14,50). É o primeiro livro de aventuras históricas interativas do Brasil neste formato tecnológico. Voltado para o público infanto-juvenil e até para os mais grandinhos, conta a história do grumete Eusébio, de Lisboa, que embarca por mares desconhecidos numa missão secreta para garantir o comércio entre Portugal e Índia. 

O diferencial é que o leitor é quem define a história – há duas opções de continuidade ao fim de cada capítulo. Assim, o personagem principal pode leva-lo à África, ao Egito, selvas e mares que poucos se atreveram explorar. No caminho de tesouros e perigos, o leitor encontra personagens épicos, como Vasco da Gama e Pedro Álvares Cabral. Há 23 finais. Portanto, quando encontrar um “FIM”, pode optar por novo ponto de partida e levar Eusébio para outro desafio. Tudo depende das escolhas do leitor.