quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vale a pena fazer um curso on-line?

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/01/vale-pena-fazer-um-curso-on-line.html

Por Vanessa Prata


Início de ano, muita gente se empolga para começar ou voltar a estudar inglês. Mas logo surgem os primeiros obstáculos, como falta de tempo ou de recursos financeiros, dificuldade de deslocamento até a escola, horários rígidos, e o curso vai ficando em segundo plano.
Uma opção para evitar esses problemas, ou ao menos minimizá-los, pode ser um curso on-line, muitos gratuitos ou com mensalidades geralmente mais acessíveis que um presencial. Entre as vantagens, estão a flexibilidade de horário e local, pois você pode estudar onde e quando quiser, basta estar conectado à internet. A variedade de recursos, como vídeos, áudio, exercícios on-line e, eventualmente, fóruns e chats com professores e alunos, às vezes até de outros países, pode motivar os estudantes também. Além disso, você pode estudar no seu ritmo, terminando os estágios mais rapidamente ou levando mais tempo do que numa escola tradicional.

Por outro lado, fazer um curso on-line exige ainda mais dedicação e disciplina do que num presencial. Justamente pela facilidade de estudar “em qualquer horário”, pode ser grande a tentação de “deixar para depois” e acabar não estudando em horário nenhum. Além disso, cursos on-line não são recomendados para quem “precisa” da presença do professor ou de colegas, por preferir a interação com os demais em vez de estudar sozinho. É necessário ainda avaliar se você terá um local tranquilo para estudar. Pode ser prático e confortável estudar sem sair de casa, mas o rendimento certamente não será bom se houver crianças correndo o tempo todo, cachorro latindo, telefone tocando, ou mesmo se você se distrai com qualquer coisa ou não resiste a entrar no Facebook cada vez que liga o computador para estudar.
Antes de escolher um curso on-line é importante observar, portanto, sua forma de aprendizagem e se você tem disciplina para estudar sozinho, além dos recursos oferecidos pelo site. Verifique ainda como você pode tirar dúvidas durante o curso, se há interação com professores via Skype/videoconferências também, ou se o curso será apenas baseado no material disponível on-line. 

Alguns sites com cursos on-line gratuitos ou pagos:
Para saber mais sobre o tema: