domingo, 11 de novembro de 2012

Blog da Disal - Vídeos para todos os gostos

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2012/11/videos-para-todos-os-gostos.html

Vídeos para todos os gostos

Por Vanessa Prata*

Quem já acompanha meu trabalho pelo Blog da Disal ou pelo meu blog sabe que gosto muito de utilizar vídeos nas aulas de Inglês, tendo já inclusive escrito outros artigos sobre o tema. Utilizar vídeos em sala contribui para apresentar o “real English” para os alunos, traz diversidade às aulas, costuma motivar os estudantes e, para o professor, pode ser uma fonte inesgotável de ideias para trabalhar as quatro habilidades e as múltiplas inteligências.
Mas como na correria do dia a dia nem sempre temos tempo de assistir a novos filmes o tempo todo e muito menos preparar atividades com eles, uma sugestão é o livro Atividades de Vídeo para o Ensino de Inglês, de Louise Emma Potter e Ligia Lederman (Disal Editora, R$ 26). O livro traz 30 atividades fotocopiáveis, com trailers disponíveis no YouTube e trechos de filmes facilmente encontrados em DVD, incluindo títulos como Avatar, Madagascar, Procurando Nemo, Uma Linda Mulher, Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Diabo Veste Prada, entre outros, além, é claro, do seriado Friends, que não costuma faltar na videoteca da maioria dos professores de Inglês.
Na primeira parte do livro, as atividades com trailers são propostas para ter duração média de 20 minutos e, na segunda parte, com trechos dos filmes, para durar uma aula inteira de 50 minutos. Todas as sugestões incluem atividades de “Before viewing”, “Viewing” e “After viewing”. A parte final é dedicada às sinopses e fichas técnicas dos vídeos apresentados, além de “teaching tips” e as respostas dos exercícios.
Um ponto que poderia ser melhorado para facilitar ainda mais o trabalho do professor é o uso de “encurtadores de URLS” na primeira parte, em que são apresentados os endereços dos trailers no YouTube. Usando o site http://migre.me, por exemplo, o endereço http://www.youtube.com/watch?v=GrqpKEOF8uw&feature=related, difícil de digitar, se tornaria http://migre.me/bzqVa, e o endereço http://www.youtube.com/watch?v=ARFH4aXYFFM viraria http://migre.me/bzr9P. Para utilizar o encurtador citado, basta acessar o site, colar o endereço original e clicar em “migre”.  Mas, no geral, o livro é uma ótima sugestão para diversificar as aulas e oferecer mais recursos aos professores.