Matéria do Guia Prático para Professores de Ensino Fundamental I:
Eu cuido do que é nosso !
Regate a história do bairro e das coisas que cercam os alunos para trabalhar conceitos de pertencimento e valorização do espaço
Por Vanessa Prata
Quando sabemos a origem das coisas que nos cercam, elas ganham novo significado e maior importância. Saber a origem de uma música, por exemplo, nos faz ouvila com mais atenção, saber o período histórico de uma obra de arte nos faz admirá-la com outros olhos e conhecer a história do nosso bairro faz com que desejemos cuidar melhor dele. “O conceito de pertencimento traz o que consideramos essencial a ser trabalhado no Ensino Fundamental I: a leitura de mundo. Ler o mundo em uma esfera maior que o que está ao alcance dos olhos exercita não só questões de leitura, escrita e reflexão, mas consolida a cidadania, além de trabalhar noções de tempo e espaço”, comenta Selma Braga de Melo, psicopedagoga e diretora do Colégio Savioli, em São Paulo (SP).
Abordar a história das “coisas” que cercam os alunos e o conceito de pertencimento também é uma forma de aproximálos de temas mais amplos, como História do Brasil e do mundo, e de estimular a curiosidade e a descoberta do conhecimento. “Quando a criança conhece a origem das coisas, ela tende a ficar mais motivada e estimulada a aprender. Só conseguimos transmitir o valor de algo quando isso é passado de uma maneira em que o aluno possa interagir, trazer sua própria experiência para a sala, tornando a aprendizagem mais contagiante e atrativa”, afirma a psicopedagoga clínica Fabíola Rodrigues. E como trabalhar esses conceitos? Diversas atividades podem ser realizadas, como as que mostramos no site.