Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2014/02/5-atividades-para-praticar-gramatica.html
Por Vanessa Prata
Dando sequência à série de textos: “5 atividades para...”, neste aqui reúno
algumas ideias para praticar gramática. Aproveite para comentar e indicar suas
sugestões também!
1 – Do you “cha-cha”? – Para praticar perguntas usando
Simple Present, em níveis básicos ou pré-intermediários. Um aluno pensa em um
verbo, preferencialmente de ação, e os demais devem descobrir qual é. Para isso,
devem fazer Yes/No questions, usando Do you “cha-cha”...? A palavra é apenas uma
brincadeira e pode ser trocada por qualquer som, como plim-plim, blablablá etc.
A ideia é que façam perguntas como “Do you cha-cha every day?”, “Do you cha-cha
in the morning?”, “Do you cha-cha at work?”, “Do you cha-cha alone?” etc., para
descobrirem o verbo. O aluno que pensou no verbo só deve responder Sim ou Não.
2 – 20 questions – Esse é um clássico! Semelhante ao anterior, mas com
mais possibilidades. Um aluno pensa numa pessoa famosa, viva ou morta, e os
demais devem descobrir quem é também com Yes/No questions. Mas aqui as perguntas
podem ser em outros tempos verbais: “Are you a man?”, “Are you alive?”, “Did you
die young?”, “Were you a singer?”... O jogo pode ser adaptado para lugares ou
objetos também: “Is it a city?”, “Is it in Brazil?”, “Is it famous for a
monument?”, ou “Is it a small object?”, “Do you use it every day?”, “Did you use
it yesterday?”... O nome vem do limite de 20 perguntas para o grupo descobrir a
palavra, antes de mudar para outro aluno.
3 – Find someone who – Outro
clássico, que pode ser usado com diferentes tempos verbais. Vamos sugerir aqui
com Present Perfect, para níveis intermediários. Cada aluno recebe uma ficha com
várias ações e deve entrevistar os colegas para encontrar quem já fez as ações
indicadas. Ex.: “Have you ever traveled abroad?”, “Have you ever gotten
married?”, “Have you ever traveled by ship”? etc. O aluno só pode marcar o nome
de quem responder Yes, I have e deve seguir perguntando a todos até completar a
ficha ou até o tempo determinado pelo professor se esgotar. Ganha quem conseguir
completar mais ou completar tudo primeiro.
4 – If I were you... Para níveis
upper-intermediate e avançados, para treinar giving advice e conditionals.
Entregue um cartão para cada aluno com um “problema”. Os alunos criam diálogos
curtos entre todos, comentando seus problemas e dando sugestões. Ao final, todos
indicam qual foi o melhor conselho, qual foi o mais criativo etc. Ex.: A) Hi,
you don’t look well, what’s the matter? B) Oh, my boyfriend broke up with me and
he’s dating my best friend! A) Well, if I were you I would...
5 – Guess
the sentence – A partir do intermediário, pois exige mais vocabulário e
conhecimento gramatical. Entregue uma frase num cartão para um aluno, que deve
explicar para seu grupo palavra por palavra, sem usar as que estão na frase,
para que os demais acertem a frase inteira. Pode ser usado para diferentes
tempos verbais, de acordo com o nível. Ex.: se a frase é “I played soccer
yesterday”, o aluno poderia dizer algo como: “Personal pronoun / a verb in the
past used for sports / a popular sport in Brazil / before today”. Em níveis mais
avançados, as frases podem ser mais complexas como: “She told me her car was
stolen”, “What would you do if you won the lottery?” etc. Outra opção é fazer o
contrário, todos os alunos veem a frase, menos um, que deve descobrir o que os
demais estão explicando.