Por Vanessa Prata
Primeiro post de
2014, vamos começar uma nova série de textos: “5 atividades para...”. Neste aqui
reúno algumas sugestões para revisar vocabulário, que podem servir de
warm-ups ou wrap-ups principalmente. Provavelmente a maioria dos
professores experientes conhece essas atividades, mas sempre podem ser novidade
para quem está começando. Aproveite para comentar e indicar suas sugestões
também!
1 – Spelling games:
para revisar qualquer tipo de vocabulário, especialmente em níveis básicos.
Divida a classe em times, com os alunos em fila de frente para a lousa. Diga uma
palavra do vocabulário a ser revisado. Um aluno de cada time deve escrever
apenas a primeira letra na lousa, indo para trás da fila. O segundo aluno
escreve a segunda letra e assim por diante. O time que terminar de escrever a
palavra primeiro e corretamente ganha um ponto.
Variação: divida os alunos em times, mas eles permanecem
sentados em fileiras nas carteiras. O último aluno tem uma folha de papel. Diga
uma palavra e o último aluno de cada time escreve a primeira letra, passando a
folha para o aluno da frente, que escreve a segunda letra e assim por diante. Ao
chegar no primeiro aluno, caso a palavra não tenha sido completada, ele/ela vai
para a última carteira e todos os demais se movem uma carteira para
frente.
2 – Mímica ou desenhos: jogos de mímica funcionam
bem para revisar esportes e ações (present
continuous, por exemplo) em níveis mais básicos, ou mesmo para verbos
e advérbios em níveis mais avançados (walking slowly,
driving fast etc.). Desenhos na lousa podem ser úteis para revisar
objetos em geral, roupas, partes do corpo, animais, entre vários outros itens.
Divida a classe em equipes e um dos alunos de cada time recebe um cartão com as
palavras/frases para fazer a mímica ou desenhar. Ganha o time que acertar mais
palavras em menos tempo.
3 – Jogos de memória: podem ser usados de várias
formas e para qualquer tipo de vocabulário. O mais básico é simplesmente pedir
que cada aluno vá falando uma palavra do tema a ser revisado e quem errar ou
ficar mais de 5 segundos sem falar uma palavra sai do jogo. Pode ser usada uma
bola ou um objeto que os alunos joguem entre eles, e quem recebe deve falar uma
palavra, para dinamizar e não seguir a sequência de um aluno após o outro.
Variação: comece uma frase que os alunos devem repetir,
sempre acrescentando um item. Ex.: Teacher: Yesterday I went
to the supermarket and bought a carton of milk. /
Student A: Yesterday I went to the supermarket, bought a carton of milk and a
piece of cheese. / Student B: Yesterday I went to the supermarket, bought
a carton of milk, a piece of cheese and a kilo of
potatoes…
Variação 2: dá um pouco mais de trabalho para o professor,
mas você pode preparar pares de cards com o vocabulário a ser revisado,
podendo ser uma figura e a palavra correspondente, a palavra e a explicação ou
um exemplo etc. Funciona como um jogo de memória tradicional, cada aluno vira
dois cards, se forem iguais, pega os pares e joga novamente. Se forem
diferentes, desvira e passa a vez.
4 – Última letra, primeira letra: escreva na lousa
ou diga uma palavra do vocabulário a ser revisado. Os alunos devem continuar uma
lista sempre começando uma palavra com a última letra da palavra anterior. Ex.:
POTATO – ORANGE – EGGPLANT –
TOMATO...
Variação: a clássica brincadeira de STOP. Escolha algumas
categorias e uma letra do alfabeto. Os alunos devem escrever uma palavra de cada
categoria começando com essa letra. Ganha quem terminar primeiro ou quem fizer
mais palavras em menos tempo. Ex.: letra B – categoria places:
bank / categoria clothes: blouse / categoria food: banana /
categoria transportation: bus...
5 – Tabu: indicado para níveis
upper-intermediate e avançados. Divida os alunos em duplas ou grupos.
Cada aluno recebe um card preparado pelo professor contendo uma palavra
que ele deve explicar para seu grupo e 4 ou 5 palavras “tabu”, que ele/ela
não pode usar para descrever a palavra. Ex.: o aluno deve explicar a
palavra COMPUTER, mas não pode usar MACHINE, WINDOWS, BILL GATES, MOUSE. Ele
deve buscar frases e outras palavras para explicar COMPUTER sem usar essas
palavras.