quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Palavras e termos do inglês acadêmico

Por Brenda Bellani, editora do site Hotcourses Brasil

Não é novidade que cada situação, cada ambiente possui um vocabulário específico, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Quando se está aprendendo um novo idioma, qualquer situação ou ambiente no exterior é suficiente para aprender novas palavras, sinônimos e terminologias. Uma simples ida ao mercado, e você vai acabar aprendendo nomes de produtos, comidas e frutas – além de aprender a usar a moeda do país. Em um encontro com nativos, você passa a dominar um pouco mais do idioma coloquial e as suas gírias.

Se você resolve estudar no exterior, em uma instituição onde o inglês é o idioma nativo, a mesma coisa acontece: existe um vocabulário e uma terminologia específicos do mundo universitário/escolar. A começar pelo tipo de instituição. Você pode optar por uma:

University (universidade)
College (faculdade)
Community college (faculdade comunitária, que oferece cursos de graduação de dois anos de duração, geralmente mais acessíveis financeiramente).

Há ainda os technical institutes (ou apenas tech institutes), para cursos técnicos e profissionalizantes.

Os cursos variam de nome de acordo com o nível acadêmico:

Undergraduate education - são as graduações. Esses cursos resultam nos Bachelor’s Degrees ou Baccalaureates, bacharelados.
Graduate education ou Postgraduate education – são as pós-graduações, que podem ser Master's Degrees, mestrados, ou PhD's (Doctor of Philosophy), doutorados, ou então, MBA's (Master of Business Administration). É por esse motivo que os departamentos de pós-graduação das universidades costumam receber o nome de Graduate School ou apenas Grad School.

Antes mesmo de adentrar no ensino superior, você pode se preparar para uma graduação em um Foundation Program ou Access Program. Esses são cursos preparatórios que lhe introduzem à sua área de estudo almejada antes mesmo de você começar a graduação. Dessa forma, você adquire conhecimentos e habilidades específicas que lhe ajudarão no processo seletivo de universidades e faculdades, e também lhe dão o primeiro gostinho da vida universitária. No Reino Unido, eles também aparecem na forma de cursos Sixth Form e A-Levels.

Os diplomas também têm nomes e significados diferentes:

Diploma – geralmente, o estudante conquista um diploma com a conclusão de um curso técnico ou profissionalizante. Não tem o mesmo peso que um diploma acadêmico e o curso é mais curto (de um a dois anos de duração).
Advanced diploma – conquistado quando o curso técnico/profissionalizante cursado possui uma grade curricular mais extensa ou com mais horas/aulas semanais.
Degree – estes, sim, são diplomas acadêmicos: bacharelados, mestrados ou doutorados.
Certificate – os certificados também são resultantes de cursos técnicos/profissionalizantes ou então de cursos de Educação Continuada.

A Educação Continuada é direcionada aos estudantes adultos que desejam continuar a estudar por vários motivos: para ter uma profissão, para mudar de profissão ou para aperfeiçoar suas habilidades em uma profissão que já exerce há algum tempo. Nos Estados Unidos, estes cursos são chamados de Continuing Education; já no Reino Unido, têm o nome de Further Education.

A Educação Superior (ou ensino superior, ou seja, acadêmico) tem o nome de High Education nos Estados Unidos, Reino Unido e na maioria dos países de língua inglesa; na Austrália, Nova Zelândia e em outros países é chamada de Tertiary Education.

Áreas de estudo

Ao escolher o que estudar na graduação no exterior, você precisa escolher a sua Major, área de estudo acadêmica a qual você queira se especializar. Ainda enquanto cursa seu bacharelado, existe a opção de frequentar cursos secundários em áreas de estudo mais específicas, as chamadas Minors. Elas podem ser relacionadas à sua Major, para complementar suas habilidades e conhecimentos na área, como também podem ser em uma área completamente diferente. Por exemplo, você pode cursar uma Major de administração e fazer uma Minor de contabilidade e finanças; ou então, estudar uma Major de química e cursar uma Minor de filosofia. As opções são bastante diversas e variam de acordo com a oferta de cada instituição.