terça-feira, 15 de outubro de 2013

Aulas fora da sala de aula

Fonte: http://blogdadisal.blogspot.com.br/2013/10/aulas-fora-da-sala-de-aula.html

Por Vanessa Prata

Todos sabemos da importância de propor atividades variadas e estimulantes em aula para manter o interesse dos alunos. Por isso, algumas escolas permitem, ou até exigem, que os professores incluam atividades fora da sala de aula, no laboratório ou no auditório, ou muitas vezes fora do prédio escolar, como num restaurante ou lanchonete, por exemplo.

Claro que há alguns cuidados a serem tomados com as aulas fora do ambiente escolar, principalmente se os alunos forem menores de idade, situação em que será necessária a autorização dos pais para que eles se ausentem do local. Também é necessário avisar com antecedência se o aluno terá algum gasto com a atividade. Além disso, é importante esclarecer os objetivos dessa aula externa e reforçar que o foco da comunicação deve ser sempre em inglês, caso contrário muitos alunos podem achar que é “perda de tempo”, que o professor está “matando aula” ou nem aparecer se avisados com antecedência.

Há várias atividades externas, no entanto, que podem ser propostas sem envolver gastos nem a aula inteira, sendo parte do planejamento global da aula. Confira algumas que tomam cerca de 5 a 10 minutos fora da sala:

Básico

A clássica aula de Where is...? e How can I get to...? fica muito mais dinâmica se os alunos forem simplesmente até a frente da escola e descreverem os lugares reais ou desenharem seus próprios mapas, em vez de apenas seguirem os mapinhas dos livros. Se forem adultos, peça que eles deem uma volta no quarteirão anotando os lugares vistos e posteriormente façam perguntas uns para os outros.

Intermediário

Comparativos e superlativos

Em duplas, os alunos têm 5 minutos para escrever o maior número de frases usando comparativos e superlativos sobre o que eles podem ver na rua em frente à escola. Exemplos: Fiat Uno is cheaper than Renault / The blond girl is younger than the brunette woman / The church is the biggest building of the street etc.

Avançado

Vocabulário e discussão – Poluição sonora

Peça que os alunos deem um volta no quarteirão ou apenas fiquem na frente da escola por 2 minutos em silêncio, prestando atenção a todos os sons ao redor deles. Que tipos de sons eles ouviram? Como podem descrever esses sons? Os sons são irritantes? São constantes? Eles ouviram algo que não costumam prestar atenção no dia a dia? Na sequência, os alunos podem discutir sobre poluição sonora e como isso interfere em nossas vidas. Eles moram/trabalham num lugar ruidoso? Já acordaram no meio da noite por causa de barulhos externos? Como se sentem quando um alarme de carro dispara? Etc. Podem ser trabalhadas expressões como: it drives me crazy... / I can’t stand... / it really bothers me...