Por Vanessa Prata
Todos sabemos da importância de propor atividades variadas e estimulantes em aula para manter o interesse dos alunos. Por isso, algumas escolas permitem, ou até exigem, que os professores incluam atividades fora da sala de aula, no laboratório ou no auditório, ou muitas vezes fora do prédio escolar, como num restaurante ou lanchonete, por exemplo.
Claro
que há alguns cuidados a serem tomados com as aulas fora do ambiente escolar,
principalmente se os alunos forem menores de idade, situação em que será
necessária a autorização dos pais para que eles se ausentem do local. Também é
necessário avisar com antecedência se o aluno terá algum gasto com a atividade.
Além disso, é importante esclarecer os objetivos dessa aula externa e reforçar
que o foco da comunicação deve ser sempre em inglês, caso contrário muitos alunos
podem achar que é “perda de tempo”, que o professor está “matando aula” ou nem
aparecer se avisados com antecedência.
Há
várias atividades externas, no entanto, que podem ser propostas sem envolver
gastos nem a aula inteira, sendo parte do planejamento global da aula. Confira
algumas que tomam cerca de 5 a 10 minutos fora da sala:
Básico
A
clássica aula de Where is...? e How can I get
to...? fica
muito mais dinâmica se os alunos forem simplesmente até a frente da escola e
descreverem os lugares reais ou desenharem seus próprios mapas, em vez de
apenas seguirem os mapinhas dos livros. Se forem adultos, peça que eles deem
uma volta no quarteirão anotando os lugares vistos e posteriormente façam
perguntas uns para os outros.
Intermediário
Comparativos
e superlativos
Em
duplas, os alunos têm 5 minutos para escrever o maior número de frases usando
comparativos e superlativos sobre o que eles podem ver na rua em frente à
escola. Exemplos: Fiat Uno is cheaper than Renault / The blond
girl is younger than the brunette woman / The church is the biggest building of
the street etc.
Avançado
Vocabulário
e discussão – Poluição sonora
Peça
que os alunos deem um volta no quarteirão ou apenas fiquem na frente da escola
por 2 minutos em silêncio, prestando atenção a todos os sons ao redor deles.
Que tipos de sons eles ouviram? Como podem descrever esses sons? Os sons são
irritantes? São constantes? Eles ouviram algo que não costumam prestar atenção
no dia a dia? Na sequência, os alunos podem discutir sobre poluição sonora e
como isso interfere em nossas vidas. Eles moram/trabalham num lugar ruidoso? Já
acordaram no meio da noite por causa de barulhos externos? Como se sentem
quando um alarme de carro dispara? Etc. Podem ser trabalhadas expressões como:
it drives me crazy... / I can’t stand... / it really bothers me...