quinta-feira, 17 de maio de 2012

Blog da Disal - Ensinando inglês com a Internet

Ensinando Inglês com a Internet


Por Vanessa Prata*

A Internet já faz parte de nossas vidas há uns 15 anos (e muitas vezes nos perguntamos como conseguíamos viver antes dela), e mais ainda das vidas dos jovens das gerações Y e Z, os chamados nativos digitais. Sendo assim, usar os recursos que a rede oferece para o ensino de idiomas já não é mais um diferencial do professor, mas uma necessidade de se mostrar atualizado e “antenado” com as novas ferramentas de ensino e aprendizagem disponíveis.

Seleciono abaixo alguns sites que podem render aulas dinâmicas e interativas, talvez você conheça a maioria deles, mas se tiver outras sugestões, não deixe de compartilhar nos comentários!

http://en.akinator.com/ – Você pensa em alguém, e um “gênio” faz perguntas para adivinhar quem foi a pessoa escolhida (e normalmente acerta). Ótimo para treinar perguntas e respostas com Simple Present principalmente. Após a atividade no computador, os alunos podem fazer a brincadeira entre eles (muitas vezes conhecida como “20 questions”), praticando a oralidade.

http://www.americanrhetoric.com/ – “Speeches” famosos, tanto de personalidades reais, como Barack Obama, Hillary Clinton e Martin Luther King, como de personagens de filmes, estão disponíveis em áudio e vídeo, com a transcrição. Perfeito para treinar listening skills, pronúncia, entonação, ritmo ou mesmo vocabulário.

http://moviesegmentstoassessgrammargoals.blogspot.com.br/ – O blog do professor Cláudio Azevedo, de Brasília, traz mais de uma centena de atividades com filmes prontas para serem usadas, já com a cena selecionada inclusive. É possível pesquisar por tópico gramatical, por filme ou por nível (basic, intermediate e advanced).

http://www.inglesnapontadalingua.com.br/ – Como se diz “mão boba” em inglês? E “me engana que eu gosto”? Ou “jogar verde para colher maduro”? Qual o professor que nunca sofreu com esse tipo de perguntas dos alunos? A resposta para essas e muitas outras expressões idiomáticas está no site do professor Denilso de Lima, de Curitiba.

www.stuff.co.uk/calcul_nd.htm - Praticamente uma única página com o alfabeto fonético (phonetic chart), tem como diferencial apresentar os sons junto com cada símbolo, facilitando o aprendizado de quem sempre “apanhou” para associar os dois.

www2.research.att.com/~ttsweb/tts/demo.php - Ainda com dúvidas na pronúncia de uma palavra ou frase? Digite-a neste site e ele “fala” para você. É possível selecionar ainda se queremos um falante de inglês americano ou britânico.

www.verbix.com/languages - Conjugador de verbos online, mais interessante para línguas latinas, em que a conjugação varia muito mais do que o inglês, mas sempre pode dar aquela forcinha para lembrar se um verbo é irregular ou não, por exemplo, ou para os alunos se lembrarem do “s” na terceira pessoa.

www.discoveryeducation.com/free-puzzlemaker - Crie caça-palavras, palavras cruzadas e outros jogos seguindo alguns passos apenas. E que tal pedir que os próprios alunos criem atividades uns para os outros, para revisar vocabulário?

Evidentemente há centenas de outros sites interessantes, essa é apenas uma pequena seleção de alguns. Envie suas sugestões também.