terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Blog da Disal - Ensinando Inglês com fotos de viagem

Feliz ano-novo a todos! É com muito prazer que escrevo o primeiro texto de 2012 para o Blog da Disal. Após os quatro primeiros textos com a série “Por que é tão difícil...?”, vamos começar uma nova proposta, mostrando como utilizar recursos variados em sala de aula. E já que estamos voltando às aulas nessas próximas semanas, ainda em clima de férias, aproveitarei as fotos de minha viagem mais recente (e não a última!) para ensinar gramática.

Fotos de viagem ou cartões postais são recursos interessantes, pois estimulam tanto o sentido da visão como o do tato, e podem ser usados em diversos momentos da aula, para apresentação, prática ou produção, por exemplo, (lembrando do famoso PPP) ou em atividades de warm-up e follow-up. E mesmo quem não tem muitas fotos pode sempre recorrer às imagens da Internet!

Um dos pontos que podem ser trabalhados é o Present Perfect, com foco em Life Experiences. Na apresentação, você pode mostrar as imagens e dizer frases como: I have already been to... / I have never been to... / Have you ever been to...?
Ex.: Have you ever been to Itapoã? Have you ever heard the song “Tarde em Itapoã”?



Ou ainda falar de experiências diferentes, como: I have touched a ray. Have you ever seen one? Have you ever touched it?


Na hora da prática, você pode entregar diversas fotos aos alunos e pedir que eles criem perguntas uns para os outros. Na produção, eles podem trazer as próprias fotos de viagem ou pesquisar imagens na internet.

Podemos trabalhar também com Comparatives e Superlatives, como nos exemplos abaixo:
I visited Projeto Tamar and I saw many different turtles. How can you compare these ones?
The first turtle is bigger than the second turtle.
The second turtle is smaller than the first turtle.


I stayed in a very bad hostel in Morro de São Paulo, and in a good hotel in Aracaju. How can you compare the rooms?

The first room is smaller and uglier than the second room.
The second room is more beautiful than the first room.

Para ensinar superlatives, também podemos usar os lugares como referência.
Veja o texto completo em http://blogdadisal.blogspot.com/2012/01/ensinando-ingles-com-fotos-de-viagem.html