sábado, 18 de junho de 2011

Conteúdo educacional online grátis

Já está online parte dos conteúdos dos Guias Práticos para professores de Ed.Infantil e Fundamental de junho. Acesse os sites e confira:
revistaguiafundamental.uol.com.br e revistaguiainfantil.uol.com.br

Entre as matérias, confira minha entrevista com a astrônoma Sueli Viegas, que mostra como a astronomia pode ser trabalhada com alunos do Fundamental I.

Ouvir estrelas

O universo e os fenômenos da astronomia costumam fascinar as crianças. Aproveite o tema para trabalhar a interdisciplinaridade em sala de aula

Por Vanessa Prata

Quem é que nunca se pegou olhando para o céu e pensando na origem da vida, do universo ou na quantidade de estrelas? A astronomia envolve temas que atiçam a curiosidade das crianças (e dos adultos) e pode ser um ótimo gancho para trabalhar a interdisciplinaridade. Acompanhe como abordar o assunto na entrevista a seguir, com a astrônoma Sueli Viegas, professora aposentada do Departamento de Astronomia da Universidade de São Paulo, doutora em Astrofísica na Universidade de Paris VII e autora da coleção O Jogo do Universo. O primeiro livro da coleção, No Início dos Tempos, foi fi nalista do Prêmio Jabuti em 2010 na categoria paradidático.

Por que temas do universo e da astronomia costumam encantar tanto crianças como adultos?
Sueli -
Desde tempos imemoriais o céu exerce atração sobre as pessoas, seja pela beleza de um dia ensolarado, pelo feitiço de uma tempestade ou pelo encanto de uma noite límpida e estrelada. Nossos olhos sempre se voltam para o céu, que suscita nossa curiosidade, imaginação e busca pelo conhecimento. E daí vêm as perguntas que, no fundo, estão relacionadas com duas preocupações básicas da humanidade: a origem da vida e a origem do universo.

Qual a importância de abordar conceitos da astronomia no Ensino Fundamental I?
Sueli -
A astronomia é uma ciência pluridisciplinar, pois para explicar os fenômenos observados os pesquisadores utilizam conhecimentos de física, química, matemática e biologia. Além disso, os fenômenos celestes inspiraram artistas e fi - lósofos, e as estrelas forneceram sistema de orientação para as viagens e o desenvolvimento do comércio na Antiguidade. A formação de um cientista leva tempo, por isso é preciso incentivar o estudo de ciências desde tenra idade usando a imaginação natural das crianças e satisfazendo sua curiosidade.

Como os professores podem trabalhar a astronomia de maneira simples e didática, relacionando os fenômenos ao cotidiano dos alunos?
Sueli -
Explicar os conceitos modernos de astronomia requer um esforço para encontrar analogias com fatos do dia a dia. Esse é o trabalho de um divulgador de ciências. Nos meus livros, cito alguns exemplos: no livro II (Entre Estrelas e Galáxias), usei uma analogia com o crescimento de um panetone no forno para a ação da força gravitacional sobre a matéria comum (da qual somos feitos) e sobre matéria escura provocando a formação de estrelas e galáxias e contrabalançando a ação da expansão do universo, que tende a afastar as partículas impedindo a formação de estruturas. Para isso identifi quei os ingredientes do universo com os ingredientes do panetone. Outra analogia, usada para explicar o efeito de neutrinos provocando a explosão de uma estela supernova, foi a de lembrar o que acontece quando se joga uma bolinha de gude num monte delas, que se espalham.

Leia a entrevista completa.