sábado, 5 de setembro de 2009

Livro - Quem mexeu no meu queijo?


O best-seller Quem Mexeu no Meu Queijo?, de Spencer Johnson, já tem mais de dez anos e mais de vinte edições, mas só recentemente eu o li, apesar de já conhecer a história anteriormente. E só me arrependo de não ter lido antes, pois nunca é a mesma coisa você ouvir falar de um livro, saber do que se trata, e realmente lê-lo.
A história é uma parábola simples e divertida que revela verdades profundas sobre mudança, baseada na experiência de quatro personagens - dois ratos e dois humanos do mesmo tamanho dos roedores - que vivem em um labirinto em eterna procura por queijo. O queijo é uma metáfora daquilo que se deseja ter na vida, seja um bom emprego, um relacionamento amoroso, dinheiro, saúde ou paz; já o labirinto é o local onde as pessoas procuram por isso - a empresa, a família ou a comunidade na qual se vive.
Na história, os personagens se defrontam com uma mudança inesperada (o sumiço do queijo), e cada um tem uma reação diferente. Os ratos simplesmente aceitam imediatamente a mudança e partem em busca de um novo queijo pelo labirinto. Já os homenzinhos inicialmente se irritam com a situação, questionam quem "mexeu no queijo deles" e não tomam uma atitude pró-ativa. Após algum tempo, apenas um dos dois decide arriscar-se novamente em busca de um novo queijo e é bem-sucedido, escrevendo o que aprendeu com sua experiência entre as paredes do labirinto. O outro, no entanto, continua no mesmo lugar questionando "quem mexeu no seu queijo".
Para ter uma ideia inicial do livro, assista ao vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=vDnDN7mJRV4