Matéria de Vanessa Prata, adaptada da Revista do Jornaleiro Dinap, ed. 80.
Marketing pessoal
Você quer se diferenciar no mundo dos negócios e conquistar de vez os clientes? Invista no marketing pessoal
Parece óbvio, mas o ditado que diz que a primeira impressão é a que fica ainda vale no mundo dos negócios. Aparência, postura, boa comunicação e atitude são cada vez mais levadas em consideração pelos clientes. “Pesquisas já mostraram que, ao encontrar alguém, nosso cérebro demora menos de 10 segundos para fazer um julgamento do outro”, afirma Maria Tereza Gomes, diretora de redação de Você S/A (na época em que esta matéria foi feita, em março/2007). “Quem faz atendimento ao cliente precisa estar ciente de que, além do produto, está vendendo conceitos como credibilidade e respeito, e a aparência influencia na transmissão dessas idéias”, completa.
Mas marketing pessoal vai além da “embalagem”, de estar “bem apresentável”, como explica Cláudio Rizzo, mestre em Administração e Marketing e autor do livro Marketing Pessoal no Contexto Pós-Moderno: “Marketing pessoal é um conjunto de ações que leva o produto, neste caso, a pessoa, até o consumidor final. Mais do que uma técnica de autopromoção, é uma ferramenta eficaz de estímulo ao conhecimento e empreendedorismo”.
Investir no marketing pessoal, portanto, envolve não apenas cuidar da aparência, mas desenvolver sua capacidade de comunicação, ousadia, persistência e pró-atividade, atualizar-se constantemente por meio de cursos, leituras, treinamentos e ter um planejamento pessoal e profissional, ou seja, saber quais são suas metas e o que você fará para atingi-las. “Quem não tem objetivos de vida não sabe para onde caminha e, assim, é difícil ver se está no rumo certo”, diz Lucia De Biase Bidart, especialista na área de Comunicação Social e Lingüística e autora do livro Manual Prático de Marketing Pessoal.
Como anda seu marketing pessoal?
Responda às perguntas elaboradas por Lucia Bidart e, se a maioria das respostas for “não”, é hora de melhorar seu marketing pessoal.
1 - Você tem metas para este ano, os próximos cinco e dez anos?
2 – Sabe fazer planejamento estratégico?
3 – Tem uma visão de mundo? Qual?
4 – Trabalha os conceitos de identidade, imagem e visibilidade?
5 – Pesquisa e busca conhecer seu público-alvo?
6 – Tem um diferencial mercadológico? Qual?
7 - Você se comunica bem?