É comum encontrarmos alunos que já começaram e pararam vários cursos de Inglês, diversas vezes. E geralmente esses alunos estão desmotivados, achando que não aprenderão ou nunca passarão do nível Intermediário. A solução, porém, está na dedicação e organização. Por melhor que seja a escola ou o professor, o aluno precisa ter em mente que não aprenderá por "osmose". Tudo o que você quiser aprender na vida precisa de tempo e prática, seja um novo idioma, um instrumento musical, um esporte ou mesmo dirigir, e quanto mais você praticar, melhor e mais rápido aprenderá.
O contrário é evidente, sem prática você demorará muito mais para progredir. Senti isso na pele ao (tentar) aprender a dirigir. Tive enorme dificuldade, justamente porque pegava o carro uma vez ao mês, em vez de treinar diariamente. Cada vez que entrava no carro, precisava pensar qual era o breque e qual era a embreagem (se bem que às vezes ainda tenho que pensar, por isso meu sonho de consumo é um carro com câmbio automático, mas não vem ao caso aqui).
Portanto, se você, como aluno, tem uma ou duas aulas por semana e não chega nem perto dos livros nos outros dias, seu progresso certamente será mais lento. A dificuldade da maioria das pessoas é justamente encontrar tempo para estudar na correria do dia-a-dia, e é aqui que entra a organização.
O primeiro passo para se organizar é administrar o tempo, fazendo uma lista diária de todas suas tarefas e verificando as que são mais importantes e urgentes e quais podem ser adiadas ou delegadas a outras pessoas. Procure resolver as mais rápidas ou fáceis em primeiro lugar, assim você terá a sensação de já ter se "livrado" de várias tarefas e poderá se dedicar com mais calma às que exigem mais atenção. Procure ainda aproveitar momentos que poderiam ser "perdidos" de uma forma útil, ouvindo um CD do idioma estudado enquanto dirige ou lendo um livro enquanto espera o ônibus, por exemplo.
Muitas pessoas reclamam ainda que perdem muito tempo lendo emails. A solução é simples: estipule um horário para ler seus emails pessoais e só fique online o dia todo se for necessário para seu trabalho. Evite dar seu email profissional para amigos, assim a correspondência que você receberá durante o dia será exclusivamente do trabalho. Apague imediatamente tudo que for spam ou que não precisa ser guardado, como piadas, correntes, mensagens bonitinhas, assim será mais fácil encontrar os emails realmente importantes na sua caixa de entrada.
A organização envolve também manter seus materiais em ordem e num local de fácil acesso. Se você sempre chega na aula sem lápis ou caderno, não terá como anotar algo que lhe interesse ou precisará interromper uma atividade ou explicação para pedir uma caneta ou papel emprestado.
Fazer anotações em papeizinhos soltos não ajuda muito na organização, a tendência de perdê-los é grande, portanto prefira escrever num caderno ou no próprio livro, se houver espaço.
Ao estudar em casa, procure ter tudo por perto também, para não precisar, por exemplo, se levantar para procurar uma palavra no dicionário que está na estante da sala, enquanto você faz sua homework no quarto.
Para finalizar, procure treinar Inglês com tudo que está a sua volta: coloque em Inglês (ou outro idioma que você estuda) os comandos do celular, os programas do seu computador, a configuração da sua câmera, seu perfil no Orkut, as legendas do DVD, as notinhas que você escreve nos Post-It, enfim, tudo que for possível para aproximá-lo da língua e cultura estudadas.