Matéria de Vanessa Prata, adaptada da Revista do Jornaleiro Dinap, ed. 82.
Está sem tempo?
Organize-se, planeje seu dia e delegue funções. Você vai ver como até sobram alguns minutos
Quem nunca desejou que o dia tivesse mais de 24 horas para dar conta de todas as tarefas? Como isso não é possível, o jeito é lidar melhor com o tempo disponível. “O principio básico para administrar o tempo é ter paciência, disciplina e bom senso. Imprevistos sempre irão acontecer, mas ao planejar seu dia, você sabe o que deseja fazer e ordena as ações para a sua realização”, comenta Júlio Alencar, consultor de produtividade do Sebrae-SP.
Você já pensou em tudo o que precisa fazer no seu trabalho diariamente? Listar as tarefas é o primeiro passo para administrar melhor seu tempo. Talvez você perca muito tempo lendo e respondendo e-mails, em reuniões, na fila do banco ou até mesmo naquelas pausas para o cafezinho. Confira as dicas do consultor Júlio Alencar para administrar melhor o tempo e aumentar sua produtividade, independentemente de sua área de atuação.
Priorize atividades
Identifique as ações mais importantes e urgentes, seja por prazo, dificuldade ou tempo gasto para realizar a operação, tendo em mente que a prioridade é sempre atender o cliente. Inicie pelo que considerar os 20% mais importantes e, entre essas atividades, pelas mais simples ou rápidas de serem executadas.
Simplifique
“Quebre” as atividades de maior grau de dificuldade em outras menores antes de iniciar a execução. Por exemplo, se você precisa entregar um grande relatório, organize o material que você já tem e o que ainda precisa pesquisar antes de começar a escrever.
Delegue funções
Há tarefas que você pode passar para um funcionário ou profissional terceirizado. Você passa horas na fila do banco? Talvez um office-boy possa ir em seu lugar. Acaba se perdendo no meio de tantos compromissos? Quem sabe uma secretária possa organizar melhor sua agenda? Lembre-se de que não basta “jogar” as tarefas, é necessário treinar, orientar e supervisionar qualquer trabalho delegado.
Sem desperdício
Falta de controle e desorganização são itens básicos para perder tempo. Desde uma simples falta de troco no caixa se você trabalhar no comércio até a má organização dos arquivos no seu computador.
Para saber mais
Cursos on-line sobre administração do tempo
http://www.cursos24horas.com.br/
http://www.brancasampaio.pro.br/EADadmtempopagseg.html
Livros
A Tríade do Tempo: a Evolução da Produtividade
Christian Barbosa
Ed. Campus-Elsevier
Administre bem o seu tempo
Rosa Krausz
Ed. Nobel, 35 reais
O Gerente-Minuto e a Administração do Tempo
Kenneth Blanchard
Ed. Record