Texto reproduzido do www.uol.com.br
1) Garimpe as tendências nos brechós. Com o vai-e-vem da moda, você facilmente encontra em meio a peças vintage opções bastante atuais. Outro ponto positivo: o preço.
2) Doe roupas. Abra espaço no seu guarda-roupa para novas peças, desfazendo-se das antigas que você não usa mais. A aproximação do inverno faz com que esta ação fique ainda mais legal.
3) Promova bazares entre os amigos e familiares, para o troca-troca de roupas. Quem sabe aquela saia de cintura alta que você queria não está há anos encostada no armário da sua tia? Ou o blazer que você procurava não está jogado numa pilha esquecida pelo irmão mais velho do seu melhor amigo?
4) Preste atenção para quem você está dando o seu dinheiro. Escolha comprar roupas de marcas que tenham preocupação com o meio ambiente.
5) Observe as etiquetas de composição das peças. Escolha aquelas que utilizam tecidos orgânicos e ecológicos.
6) Deixe a pele animal de lado. Invista em peças em couro vegetal.
7) Em vez de comprar novas roupas, customize as que já tem. Transforme a calça jeans em shortinhos da moda, borde pedrarias em sua camiseta, detalhe a jaqueta preta com tachas, coloque correntes na sua regata.
8) Lave menos suas roupas. É claro que isso não significa virar o “Cascão da moda”. Mas, se você colocou uma jaqueta para o trajeto até o trabalho ou vestiu uma calça jeans apenas para ficar em casa de manhã, muitas vezes a peça não sujou e pode ser usada novamente sem comprometer a sua boa higiene. Assim, você desgasta menos a roupa e economiza água. Quando precisar levar as peças a uma lavanderia, opte por aquelas ambientalmente responsáveis, que possuam programas de reutilização de água, por exemplo.
9) Troque as sacolas plásticas e de papelão das lojas pelas de pano.
10) Inclua as embalagens e sacolas das roupas que ganhou no lixo reciclável. Se seu condomínio, trabalho ou escola não possuírem um sistema de coleta seletiva, peça aos responsáveis!