![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiFs6GrYHMf8mjBKgW24hk_Xa2EllBmSOkQKPfgjenW45D0Ad6DhiM3qaNpENyEl_PiAxCsccNTOYtRyNpa4CJ9jbtw0A_be-crilOM3FLKeEL13pk6eyFpT9stiJU0lfqljW-4RDcKeo/s200/fabio_cipriani_capa.jpg)
Um blog pode ser uma ferramenta didática para professores? De que forma?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKi0dRGvURzGIRURRY8i0Z5Ef51hyy62sVCFHJgteDOaZngUjhT9qv8_XNzxssz5yGoXggCigF_NkAT_Pz0opD1vnzGTLy9a495ZN0U4Va7WpVs5n2HslIOJpgoWKN_jEK7Ne0h7WMNvk/s200/blog.jpg)
Professores de todas as disciplinas podem tirar vantagem de blogs?
Fábio - Em se tratando de idiomas, o blog estimula a escrita e pode ser usado para exercitar o aprendizado de línguas. No que se refere a outras disciplinas, o blog também pode ser usado em uma das formas comentadas anteriormente: avaliação do aluno ou uma publicação do professor voltada aos alunos. No caso de pedir aos alunos para criarem seus blogs, acho mais adequado o uso por disciplinas ligadas à comunicação, línguas e, quem sabe, todas da área de humanas.
Como um professor pode utilizar blogs para manter contato com alunos e motivá-los a ler e a escrever?
Fábio - Não importa a forma usada para explorar os blogs, o contato com alunos e o estímulo para ler e escrever vão depender do grau do interesse do assunto, de seus leitores e, sobretudo, de como o blog é inserido no contexto educacional. No exemplo da Universidade citado acima, incluir o blog na avaliação das notas obriga o aluno a escrever, mas não pode ser visto meramente como uma obrigação e ponto, e sim como uma obrigação que corresponde à importância dessa ferramenta no contexto social e da formação dos alunos. E é essa mensagem que deve ser passada a eles.
O que é melhor: o professor desenvolver seu próprio blog e convidar os alunos a participar ou estimulá-los a criar seus próprios blogs? Por quê?
Fábio - Os dois. Cada qual com sua finalidade comentada anteriormente. Cabe ao docente interpretar o uso do blog e seus benefícios antes de tomar a decisão. Para isso, se ele já for um blogueiro, mais fácil e acertada essa decisão será.
Quais os cuidados que um professor deve ter ao criar seu próprio blog ou monitorar um blog de uma turma?
Fábio - Ter um objetivo em mente é o primeiro passo. Depois se aplicam os mesmos cuidados que fazem do blog um sucesso: participar de outros blogs, comentar e responder comentários e observar o tempo dedicado para não impactar em outras atividades.
Qual deve ser a frequência de atualização de um blog e como divulgar seu blog na própria internet?
Fábio - Geralmente o blog se posiciona melhor que a página web convencional quando indexado pelas ferramentas de busca (Google, Yahoo). Não existe regra fixa para número de posts, mas a regularidade e a continuidade certamente contribuem para que ele cresça em visibilidade.