sexta-feira, 15 de maio de 2009

Interview - Uso de blogs em sala de aula

Os blogs vieram para ficar. Mais do que meros "diários virtuais", essa ferramenta gratuita e de fácil acesso já vem sendo usada para promover empresas, estreitar o relacionamento com clientes e até mesmo como uma aliada dos professores em sala de aula. É o que você confere na entrevista com Fábio Cipriani, autor do livro Blog Corporativo (ed. Novatec, 2008).

Um blog pode ser uma ferramenta didática para professores? De que forma?

Fábio - No meu livro comento o uso de blogs na educação dos alunos de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberaba. O Professor André Azevedo da Fonseca pediu para que seus alunos construíssem um blog cada um para comentar os conteúdos lecionados em sala de aula. Os blogs têm peso na avaliação do aluno e promovem uma melhor fixação do conteúdo, bem como estimulam a pesquisa e aprimoram a habilidade de construir textos em língua portuguesa. Por outro lado, imagino que um professor também possa manter um blog para divulgar notícias sobre os cursos e mesmo publicar seus interesses ou pesquisas.

Professores de todas as disciplinas podem tirar vantagem de blogs?
Fábio - Em se tratando de idiomas, o blog estimula a escrita e pode ser usado para exercitar o aprendizado de línguas. No que se refere a outras disciplinas, o blog também pode ser usado em uma das formas comentadas anteriormente: avaliação do aluno ou uma publicação do professor voltada aos alunos. No caso de pedir aos alunos para criarem seus blogs, acho mais adequado o uso por disciplinas ligadas à comunicação, línguas e, quem sabe, todas da área de humanas.

Como um professor pode utilizar blogs para manter contato com alunos e motivá-los a ler e a escrever?
Fábio - Não importa a forma usada para explorar os blogs, o contato com alunos e o estímulo para ler e escrever vão depender do grau do interesse do assunto, de seus leitores e, sobretudo, de como o blog é inserido no contexto educacional. No exemplo da Universidade citado acima, incluir o blog na avaliação das notas obriga o aluno a escrever, mas não pode ser visto meramente como uma obrigação e ponto, e sim como uma obrigação que corresponde à importância dessa ferramenta no contexto social e da formação dos alunos. E é essa mensagem que deve ser passada a eles.

O que é melhor: o professor desenvolver seu próprio blog e convidar os alunos a participar ou estimulá-los a criar seus próprios blogs? Por quê?
Fábio - Os dois. Cada qual com sua finalidade comentada anteriormente. Cabe ao docente interpretar o uso do blog e seus benefícios antes de tomar a decisão. Para isso, se ele já for um blogueiro, mais fácil e acertada essa decisão será.

Quais os cuidados que um professor deve ter ao criar seu próprio blog ou monitorar um blog de uma turma?
Fábio - Ter um objetivo em mente é o primeiro passo. Depois se aplicam os mesmos cuidados que fazem do blog um sucesso: participar de outros blogs, comentar e responder comentários e observar o tempo dedicado para não impactar em outras atividades.

Qual deve ser a frequência de atualização de um blog e como divulgar seu blog na própria internet?
Fábio - Geralmente o blog se posiciona melhor que a página web convencional quando indexado pelas ferramentas de busca (Google, Yahoo). Não existe regra fixa para número de posts, mas a regularidade e a continuidade certamente contribuem para que ele cresça em visibilidade.